Outdoor converte umidade do ar em água potável no Peru

A Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima desenvolveu um sistema de captação e tratamento de água em um outodoor

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 18 fev 2020, 07h43 - Publicado em 7 ago 2018, 18h00
Reprodução/CASACOR

Pesquisadores da Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima deram um passo além na busca por um planeta mais sustentável. Eles desenvolveram um outdoor que pode, literalmente, transforma ar em água. O dispositivo coleta a umidade do ar e, por meio de filtros e condensadores, converte-a em água potável que é armazenada em tanques.

Reprodução/CASACOR

Localizado no vilarejo de Bujama (ao Sul de Lima), o painel tem a função de suprir a necessidade local dos moradores, que quase não têm acesso à água limpa. Segundo o site da BBC, o outdoor já produziu mais de nove mil litros de água, uma média de 96 litros por dia.

Reprodução/CASACOR

O custo da estrutura é de pouco mais de R$ 2.4 mil e os pesquisadores da Universidade têm esperança de que seja uma possível solução para áreas que sofrem com escassez. Enquanto isso não acontece, o outdoor faz sucesso em Bujama, sendo um ponto de encontro para a comunidade e também uma curiosa atração turística.

Publicidade