Móveis sustentáveis: entenda como o mercado de luxo evoluiu nesse aspecto
A CASACOR entrevistou três empresas de mobiliário e marcenaria que têm ações de sustentabilidade bem definidas. Conheça o que cada uma está fazendo
Por Yeska Coelho
Atualizado em 30 ago 2022, 08:56 - Publicado em 31 ago 2022, 14:00
10 min de leitura
(Denilson Machado/)
O mercado de luxo está crescendo. Em 2021 esse segmento remou contra a maré, especialmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), as vendas de itens de alto padrão cresceram uma média de 50% em relação a 2020. Com uma demanda crescente, fica a dúvida: será que essas empresas estão adequadas quando o assunto é sustentabilidade? No mercado de móveis de luxo, a resposta ésim. A sustentabilidade é um dos pilares da CASACOR, e ano após ano, novas iniciativas são adotadas pelo elenco das mostras para trazer ideias e tendências que aliam conforto, bem-estar e cuidado com o meio ambiente – e com isso, o mobiliário de luxo não fica de fora dos projetos como forma de trazer requinte e alto padrão aos ambientes. O que poucos sabem é que existe uma série de iniciativas paralelas a esses móveis arrojados que contribuem com o meio ambiente e suas comunidades. Para entender qual o momento e como as empresas de móveis de luxo estão se adequando às questões sustentáveis, a CASACOR entrevistou três empresas que se destacam no Brasil no segmento: Ornare, Todeschini e Movêu. A seguir, veja como cada uma delas está lidando com o desafio.
Ações sustentáveis - Ornare
Nascida em solo brasileiro, a Ornare é uma das maiores referências de móveis de luxo no Brasil, com operação também nos Estados Unidos. Para Esther Schattan, uma das fundadoras da Ornare, a questão de sustentabilidade está mais forte nos dias de hoje, "a cobrança cresceu, mas nós carregamos isso desde sempre. É como 'boas maneiras'", contou. A Ornare está na ativa desde 1986, um momento em que pouco se falava sobre ESG, aquecimento global e até reciclagem. Mas a empresa já tinha um propósito de atentar-se a esses assuntos, quase como se ditasse essa tendência. "Nós trabalhamos não só as questões de meio ambiente, como também o cuidado com as comunidades", explica Esther. A empresa possui uma série de iniciativas sustentáveis e tem um foco bem grande no cuidado com as comunidades. Esther revelou que ela própria acaba se tornando a responsável por fechar parcerias com instituições. Além de madeira, a Ornare trabalha com outros revestimentos como couro, vidro e metal. Um dos projetos sociais adotados por Esther foi a de doar as sobras de couro utilizado na criação dos móveis para uma ONG que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade, que conseguem a partir do material doado criar bolsas, carteiras e outros itens para serem vendidos e gerar renda. Outra iniciativa tem ainda uma pegada artística surpreendente (e, segundo Esther, com um apelo muito bom do público). A Ornare faz uma parceria com diversos artistas, arquitetos e designers renomados que transformam pedaços de madeira - reutilizados a partir de sobras de mobiliários - em corações com estilos únicos e exclusivos. As peças são leiloadas posteriormente e o valor obtido é convertido para ONGs que ajudam pessoas em situação de rua. Alê Jordão, Crânio, Gabriel Wickbold, Enivo, Andressa Salomone, Tché Ruggi e Tec são alguns dos nomes que já assinaram os "corações de madeira" da empresa.
Ações sustentáveis - Todeschini
A Todeschini é uma empresa de móveis planejados que alia sofisticação a uma variedade gigante de cores, revestimentos e opções para seus clientes. Assim como a Ornare, ela também é uma empresa genuinamente brasileira, que tem como um de seus pilares a sustentabilidade. O principal foco da empresa é a prevenção, e para isso, muitas medidas são adotadas. A seguir, listamos as principais que foram compartilhadas pela própria marca:
Adoção de um sistema de enclausuramento e exaustão de máquinas das fábricas, que impedem a eliminação de pó no próprio ambiente industrial e também na atmosfera;
Sistema de tratamento de efluentes industriais, sanitários e de refeitório, o que permite o reuso da água tratada na irrigação dos jardins da empresa ou, ainda, a devolução para o meio ambiente;
Uso otimizado de matéria-prima para diminuir o consumo de recursos naturais e geração de resíduos;
Coleta seletiva de resíduos - tanto na fábrica como nas áreas administrativas;
Programa de Gestão Ambiental com objetivos e metas relacionados a redução do consumo de recursos naturais, redução na geração de resíduos, conscientização de colaboradores e da comunidade incentivando as boas práticas para além das dependências da empresa;
Palestras em escolas e entidades municipais, estaduais e particulares, disseminando a prática da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente;
Cuidado e monitoramento da fauna e da flora ao entorno da empresa.
Para a Todeschini, sustentabilidade não é e nem deve ser vista como um luxo. "É importante estar em harmonia com a parte econômica, social e ambiental. As três etapas devem estar caminhando juntas", afirma a empresa.
Ações sustentáveis - Movêu
Apesar de não estar dentro do mercado de luxo, a Movêu é uma empresa que oferece um serviço de alto padrão para criar móveis personalizados junto ao cliente. Os investimentos e a tecnologia são aliados a escolha de matérias-primas de qualidade para criar móveis elegantes e sustentáveis. Uma das iniciativas que o CEO da marca, Guilherme Kodja, se orgulha é a plantação de uma árvore a cada móvel vendido. "Isso é feito em parceria com uma ONG que atua plantando arvores ao redor no Rio Araguaia, ajudando a preservar o maior corredor de biodiversidade do mundo (Cerrado e Amazônia)", contou o empresário. Assim como outras empresas do segmento, a Movêu utiliza madeira de reflorestamento (assim como a Ornare e Todeschini) e utiliza de recursos tecnológicos para aproveitar ao máximo suas chapas de madeira - que chega a 85% do material utilizado. Guilherme explica que os valores sustentáveis fazem parte do DNA da marca: "um dos valores da Movêu é: 'todo mundo ganha, incluindo sempre a natureza'. Dessa forma, não enxergamos sustentabilidade como um luxo, mas sim como um diferencial perante as marcas que não possuem valores, produtos e serviços em consonância da sustentabilidade." A empresa busca sempre envolver o seu time engajado nas questões de sustentabilidade, pois acredita que, para uma empresa ser bem sucedida no século XXI, ela precisa colocar essas ações no centro da operação. "Sustentabilidade é também sobre como você trata as pessoas e as empresas envolvidas no seu dia a dia".