Artboard Created with Sketch.

Conheça as 16 casas sustentáveis da CASACOR 2019

Selecionamos projetos de casas completas — com sala, quarto, cozinha e banheiro — que seguiram as principais premissas de sustentabilidade

 (Divulgação/CASACOR)

A necessidade de se repensar processos da construção civil tem sido uma das principais questões propostas pelas edições das mostras CASACOR. O conceito de casa sustentável vem ganhando cada vez mais espaço no setor pois, não é de hoje, que meio ambiente clama por ajuda. Essa preocupação com o ecossistema é uma das premissas da construção sustentável pois além de ampliar o valor intangível do imóvel, ela gera também economia financeira tanto para quem constrói quanto para quem habita.

Uma construção sustentável pode ser definida por diversos princípios como, por exemplos, uma obra que utiliza os recursos disponíveis de forma inteligente, para que os impactos ao meio ambiente sejam os menores possíveis. Há construções que se preocupam com uma redução na produção de resíduos e que utilizam ora na fase da obra, ora no momento dos acabamentos materiais recicláveis, que causam um menor impacto ao meio ambiente, como madeira de reflorestamento, tijolos de barro, estruturas reaproveitadas, etc. Há também projetos que usam reservatórios para a captação da água da chuva e um sistema diferenciado de distribuição dessa água. Outras casas primam pelo planejamento da ventilação cruzada e iluminação natural além do uso de painéis solares para geração de energia, telhado verde — técnica usada para a impermeabilização — entre outros. E, existem também projetos que conseguem reunir todas essas soluções disponíveis em uma única construção.

Mas caso não seja possível fazer uma construção 100% sustentável há ainda atitudes até simples que podem fazer parte do dia a dia, como coleta seletiva de lixo, compostagem de resíduos orgânicos, uso inteligente dos recursos naturais como água e luz. Se pelo menos uma parte dessas soluções foram feitas o planeta agradece.

Proporcionar mais conforto às pessoas e cuidar da natureza de forma responsável é uma urgência que a crise causada pela pandemia mundial está descortinando de forma clara e evidente. Os excessos que a sociedade vem praticando precisam ser repensados em todos os setores. Essa relação mais próxima e respeitosa com o nosso ecossistema é uma necessidade para que a nossa comunidade global continue existindo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.