Continua após publicidade

CASACOR 2020: rumo à certificação ISO 14001

Darlan Firmato, arquiteto e gestor de sustentabilidade da CASACOR SP, revela quais são os principais passos para conquistar a certificação

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h27 - Publicado em 27 dez 2019, 12h52
Darlan Firmato (Rafael Renzo/CASACOR)

CASACOR São Paulo está em busca da certificação ISO 14.001: 2015. A norma (versão 2015) é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte da estratégia do negócio. Ela tem como principal objetivo especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental que possibilite a organização, independentemente do seu porte, desenvolver práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços. E leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Desde 2016, a CASACOR São Paulo trabalha com diversas ações pensadas em prol do meio ambiente. Hoje a marca é reconhecida por ser uma influenciadora de sustentabilidade e já garantiu resultados expressivos. Mas para ampliar o reconhecimento nacional e internacional a mostra escolheu pleitear a certificação ISO 14001: 2015. A norma é muito importante para as CASACOR pois adequa as ações da marca para atender os requisitos da norma em um padrão internacional. 

A seguir, veja a entrevista com Darlan Firmato. O arquiteto e gestor de sustentabilidade da CASACOR São Paulo, revela quais serão as etapas e os desafio do processo para chegar lá:

O que é a ISO 14.001?

A NBR ISO 14.001: 2015 visa determinar que uma empresa tenha um Sistema de Gestão Ambiental eficiente. Por isso, a norma é baseada em processos de melhoria contínua, que pode ser facilmente explicada pelo método PDCA: Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Checar, Melhorar, método reconhecido de gestão, que promove os processos de melhoria contínua).

Continua após a publicidade

Porque escolher a certificação 1.4001?

Como foi determinado que até 2020, CASACOR tivesse uma certificação de reconhecimento internacional pelas práticas de sustentabilidade desenvolvidas, escolhemos a ISO 14.001:2015.

Como temos total aderência com as principais exigências e requisitos da ISO 14.001 (fazemos a valorização dos nossos resíduos, controle de consumo de água e energia, inventário das emissões do gases de efeito estufa,(este será compensado em 100% da emissões de carbono do evento 2019) Além de atendermos a todas as leis ambientais pertinentes ao nosso evento. 

Praticamos também as ações que extrapolam os requisitos mínimos desta norma, como: acessibilidade e inclusão, gestão financeira, campanhas sociais, saúde e segurança do trabalho e recursos humanos.

Quais são as etapas para conseguir a certificação?

Continua após a publicidade

Podemos definir 5 passos que praticamos desde o início da gestão da Lívia Pedreira e que agora nos levarão a certificação:

1. Estabelecer uma Política Ambiental: informamos nossa visão e deixamos claro nossos objetivos futuros (o nosso relatório de sustentabilidade vem contando essa história, como todas as ações que desenvolvemos desde 2016). 

● Oferecer a melhor experiência para aqueles que buscam inspiração em arquitetura, paisagismo, urbanismo e design de interiores, com baixo impacto socioambiental

● Reunir e disseminar ideias, produtos e projetos que aliam conforto, bem-estar e eco eficiência.

● Promover o equilíbrio entre as necessidades da sociedade, profissionais, patrocinadores, fornecedores, visitantes e acionistas.

Continua após a publicidade

● Promover a Educação Ambiental para as principais partes interessadas, a cada edição do evento.

2. Planejar: desde 2015 traçamos a estratégia de implementação das ações e definimos a matriz de impactos ao meio ambiente e sociedade (ver relatório de sustentabilidade). E, a partir de 2016, colocamos em prática essas ações e identificamos todos os requisitos legais que CASACOR deveria atender, nossos objetivos e metas a cada edição.

3. Implementar e executar: nesta fase, iniciamos a padronização ISO 14.001, em 2019, ao criar os procedimentos baseados nos processos desenvolvidos com auxílio da Inovatech. Fizemos treinamentos da equipe (inclusive dos stakeholders: operários, equipe interna, terceiros, fornecedores, etc). Definimos responsabilidades da nossa equipe e métodos de comunicação internas e externas, e ainda, formas de controles e documentos. 

4. Verificar e agir: em 2020, todas as nossas ações serão registradas, no padrão da norma, pois passaremos pela auditoria de certificação. Faremos os controles para monitoramento dos impactos ambientais, estabelecidos desde o início da consultoria. Esses impactos estão descritos em uma Matriz criada em 2016 que norteia nossas decisões. Estão estabelecidas em 7 compromissos:

● Água: promover estratégias para o uso racional e eficiente da água;

Continua após a publicidade

● Energia e Clima: promover estratégias para o uso racional e eficiente da energia. Minimizar o consumo de recursos não renováveis e as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global.

● Resíduos: minimizar a geração de resíduos e garantir a sua correta destinação, fomentando a reciclagem e o reaproveitamento na cadeia produtiva, incentivando a economia circular.

● Desenvolvimento Local: estimular o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural local. Promover a preservação do Patrimônio Histórico edificado do Jockey.

● Conforto e Saúde: promover um ambiente saudável e o bem-estar de todos os envolvidos.

● Ética e Formalidade: atender aos requisitos legais aplicáveis, além de disseminar a ética socioambiental na cadeia produtiva, combater a corrupção em todas as suas formas, não só se isentando de situações passíveis de assim se configurarem como também atuando junto à sua rede de relações, de forma a divulgar e efetivar esse posicionamento.

Continua após a publicidade

● Gestão de Incômodos: minimizar os incômodos decorrentes da construção, operação e desmontagem do evento ao local, à vizinhança e aos usuários do espaço.

5. Analisar criticamente: nesta fase, os auditores avaliam se a CASACOR promove a melhoria contínua do sistema de gestão ambiental. Sempre que for necessário, devemos revisar objetivos, metas, política, etc. 

6. Uma dica para quem quiser se aprofundar no assunto?

Seria muito bom começar pelo Relatório de Sutentabilidade CASACOR, publicado no site. E para saber mais aguardem a publicação oficial Política Ambiental da CASACOR São Paulo, que está prevista para janeiro.

Publicidade