Blocos de plástico servem de matéria-prima para casas sustentáveis

A empresa Conceptos Plástico desenvolveu os tijolos como uma forma de reciclar resíduos plásticos com maior frequência

Por Yeska Coelho Atualizado em 30 mar 2021, 17h06 - Publicado em 30 mar 2021, 16h00
casa sustentavel bloco plastico
Divulgação/CASACOR

Uma startup na Colômbia criou um bloco plástico que tem função estrutural para criar casas sustentáveis. Chamada de Conceptos Plásticos, a empresa identificou uma oportunidade de negócio a partir de um problema socioambiental em relação ao descarte excessivo de plástico.

Em Bogotá, todos os dias há o descarte de 740 toneladas de plástico, um cenário que serve de reflexo em todo o mundo. A iniciativa surgiu para dar nova função para esses resíduos, que podem levar até 300 anos para se decompor no ambiente.

casas sustentaveis com tijolo plastico
Divulgação/CASACOR

“O objetivo é responder a diferentes problemáticas que afetam a comunidade hoje em dia, contribuindo ao mesmo tempo com a redução da poluição que os resíduos plásticos causam ao meio ambiente e seu incidente com o aquecimento global’, disse Ricardo Rico, empresário gerente da Conceptos Plásticos.

bloco de plastico casa sustentavel
Divulgação/CASACOR

Os blocos de plástico da Conceptos é feito com um mix de plásticos que tem uma dificuldade elevada para ser reciclado ou descartado. A partir disso, a empresa conseguiu unir a capacidade e criar um material bastante flexível e durável.

tijolos plasticos na construcao de casas sustentaveis

Os tijolos são de fácil montagem, alta durabilidade e baixo custo de produção e venda. Diferente do que se pensa, o plástico enrijecido acaba se mostrando mais forte do que os materiais de construção tradicionais, e de quebra trazem ao espaço um conforto térmico e acústico.

Além da criação da matéria-prima, a empresa também capacita a comunidade de recicladores no mundo inteiro, da Colômbia até a África.

Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Instagram da CASACOR: @casacor_sustentavel

Continua após a publicidade
Publicidade