comScore
CASACOR
Sustentabilidade

Empresa transforma 62 mil quilos de resíduos em combustível alternativo

A Geocycle expande sua parceria com a Associação de Catadores e utiliza resíduos nos fornos de cimento da LafargeHolcim

Por Redação

Publicado em 30 de nov. de 2021, 12:00

03 min de leitura
Empresa transforma 62 mil quilos de resíduos em combustível alternativo

(Divulgação)

Empresa transforma 62 mil quilos de resíduos em combustível alternativo

(Divulgação/CASACOR)

Em pouco mais de um ano, a parceria entre a Geocycle, empresa do grupo LafargeHolcim, e a Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (Ascapel), em Minas Gerais, já evitou que 62 mil quilos de resíduos fossem parar em aterros sanitários: o material recolhido nas coletas seletivas e que não pode ser reciclado foi transformado em combustível alternativo para utilização nos fornos de cimento da LafargeHolcim.
Empresa transforma 62 mil quilos de resíduos em combustível alternativo

(Divulgação/CASACOR)

A partir daí, a Associação seleciona o que não pode ser reciclado, a Geocycle recolhe o material e processa em trituradores, transformando os resíduos em combustível para os fornos. O processo segue os altos padrões de análise, controles e manejo dos resíduos.
Empresa transforma 62 mil quilos de resíduos em combustível alternativo

(Divulgação/CASACOR)

"Nós estávamos recebendo por meio da coleta muitos materiais não recicláveis, como pacotes de biscoitos, isopor, rótulos de embalagens e papéis não recicláveis, que acabariam indo para o aterro", explica Marilene, presidente da Ascapel. "Ao coletar os materiais não passíveis de reciclagem, há uma redução do volume/peso de resíduos que são encaminhados ao aterro sanitário, o que representa economia de recursos financeiros para o município que paga, por peso, pela disposição final no aterro", completa Mauro Lobato, secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro Leopoldo. Ao substituir o combustível fóssil (carvão mineral e coque de petróleo, por exemplo) por material alternativo, o coprocessamento preserva os recursos naturais não renováveis, reduz as emissões de CO2 e evita que resíduos industriais e residenciais sejam destinados a aterros e lixões.