Dentre os 31 projetos que compõem a CASACOR Ribeirão Preto 2024, 15 são assinados por arquitetos e designers estreantes na mostra. Confira!
Publicado em 30 de set. de 2024, 5:00

Fabiana Dib - Home Office. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
(Keniche/CASACOR)
(Keniche/CASACOR)
Ricardo Dorascenzi - Recepção/Bilheteria. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos/CASACOR)
Mariane Rios - Estúdio Criar. Neste ambiente voltado à criação, Mariane Rios explora a arte e o design com muita personalidade. Seu home office é conceitual e rico em detalhes, com cores vivas. Chama a atenção a composição entre a extensa mesa branca e suas diferentes cadeiras, evidenciando dinamismo e descontração. Como contraponto a este espaço, que indica movimento, há outro mais reservado e confortável, sugerido para momentos de trabalho informais ou intimistas. Uma abertura no teto joga luz para a escultura com desenho exclusivo, e o jardim surge como uma galeria a céu aberto que destaca o banco Toinoinoin, de Jaime Lerner. (Carolina Mossin/CASACOR)
Fabiana Dib - Home Office. Fabiana Dib faz sua estreia na CASACOR com muita sofisticação. Feito sob medida para um empresário de sucesso do agronegócio, o home office mostra elegância nos detalhes, como a decoração que destaca o golfe como esporte preferido. Ao primeiro olhar, o revestimento de madeira e o estilo do mobiliário já deixam claro o conceito do espaço. A ideia segue no papel de parede assinado e na iluminação, que combina tendências de diferentes épocas e estilos. (Carolina Mossin/CASACOR)
SKF Arquitetura e Interiores - Suíte Navona. A atemporalidade é a marca da suíte assinada por Thauana Kairala e João Victor Santanna. O elemento principal é o mármore: a combinação do travertino navona com o amadeirado dá sofisticação ao projeto, que destaca também as cores neutras e o jogo de texturas. A poltrona de couro caramelo reforça a atmosfera elegante, e a borda da cabeceira de rocha, assim como o jardim integrado, dão o tom natural. “Faz parte da nossa personalidade sugerir elementos atemporais, com o uso de materiais que são adorados em todas as épocas e culturas. O objetivo é apresentar um ambiente admirado por todas as idades”, explicam. (Carolina Mossin/CASACOR)
Ingrid Brioni e Juliana Ultado - Studio Savoya. As profissionais encontraram a inspiração para o projeto em sua própria rotina diária. Foi a partir dela que surgiram os conceitos desse coworking que equilibra conforto e funcionalidade. Mais do que uma mesa de escritório clássica, o dia a dia pede uma estação de trabalho compartilhada. A dinâmica pede também um espaço aberto, no qual as profissionais podem circular com o celular ou tablet em mãos – um lugar próprio, também, para momentos de descompressão. Entre os pontos altos, a integração dos espaços e a composição de cores que reúne o verde, o azul e o terracota. (Carolina Mossin/CASACOR)
(Carolina Mossin/CASACOR)
(Keniche Santos/CASACOR)
Fabiano Taleb - Tiny House do Motociclista. Você sabe o que são tiny houses? Em tradução livre, as “pequenas casas” são propostas de moradia compacta e minimalista, construções feitas de acordo com o estilo de vida de seus habitantes. São espaços customizados, como o ambiente que Fabiano Taleb criou para sua estreia na CASACOR. Moderno e funcional, o projeto foi pensado para o dia a dia de um casal e inspirado no lifestyle do motociclista. Com foco nesse universo, o arquiteto usou tons escuros e materiais resistentes, que expressam força. “Explorando materiais e até mobiliário já conhecidos com propostas diferentes, criamos oportunidades para novos olhares”, conta. (Keniche Santos/CASACOR)
Bete Said e Victor Poiani - Bar Ilé Omi - By Noipê. Encontro e refúgio, celebração e contemplação. Idealizado por Victor Poiani e inspirado na cultura afro-brasileira, nos terreiros de umbanda e candomblé, o bar Ilé Omi (Casa das Águas, na língua Yorubá) reverencia a arte atrelada ao tema e aos elementos da natureza. São 160 m² repletos de significados, entre pratos com saudações aos orixás e cores e texturas que representam elementos usados nos terreiros. Coautora do projeto, Bete Said lança no espaço sua coleção Nagô, que destaca peças como as cadeiras e banquetas Axé e os vasos Ilê Ayiê. A operação do bar é realizada pelo badalado restaurante Noipê, com sede na cidade. (Carolina Mossin/CASACOR)
Angela Dorascenzi, Emerson Araújo e Fernanda Lucca - Casulo. Encontrar equilíbrio entre o natural e o construído, integrar espaços com a menor interferência possível, apresentar soluções para quem busca o contato com a natureza como estilo de vida. A marca do projeto é o método off-site, com construção modular, cujo objetivo é causar pouco impacto no ambiente original. Quase 100% do material é ecologicamente correto – o que não deixou de lado a sofisticação, presente na seleção de acabamentos. “O Casulo não se limita à estética, nem à construção eficiente. Com materiais de baixo impacto e tecnologias de energia renovável, é uma contribuição positiva ao meio ambiente. (Carolina Mossin/CASACOR)
Oscar Barcellos - Caminho das Tamareiras. Como desenvolver um projeto paisagístico à altura de um ícone arquitetônico, como o imóvel que recebe a CASACOR Ribeirão Preto 2024? A solução encontrada para integrar a fachada de 250 m² foi uma composição diversa entre volumes e alturas. “Usei plantas tropicais com diferentes texturas e tons de verde, com toques também de outras cores”, diz o paisagista Oscar Barcellos, que estreia este ano na CASACOR. As estrelas são plantas esculturais, como as tamareiras e o jasmins-manga. São elas que criam as sombras e contrastes do projeto, que conta também com pleomeles, brassaias, filodendros e palmeiras. (Carolina Mossin/CASACOR)
(Keniche Santos/CASACOR)