Assim que comprou este
apartamento na Lagoa (RJ), a moradora encomendou um projeto de reforma e decoração às arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho, do escritório
Migs Arquitetura, e o paisagismo ficou a cargo da paisagista
Anna Luiza Rothier – todas do elenco
CASACOR Rio de Janeiro.
“No geral, a cliente pediu
jardins tropicais em pequenas áreas do apartamento para deixá-lo com clima de casa”, conta Rothier, que lançou mão de
costela-de-adão, peperômia, raphis, samambaia, mini palmeira, viburno, neomarica, espada-de-São-Jorge, pleomelles, liriops, aspargus, jiboia, Syngonium e bromélias.
Como o imóvel fica no primeiro andar, logo acima da garagem,
a área do prisma lateral do edifício foi incorporada ao quarto principal durante a reforma para criar um jardim de inverno, com 25 m². O novo espaço foi protegido por
cobertura metálica pintada de preto (com fechamento interno de tecido com trama aberta de fibra natural) e ambientado com um banco de madeira ripada fixado na parede, duas poltronas de área externa, jardim vertical e espelho em uma das paredes para fazer a vegetação parecer anda mais exuberante.
Na lateral da
varanda integrada à
sala,
Rothier instalou um jardim vertical em uma treliça de madeira piso-teto, com fundo espelhado e prateleiras onde se apoiam 12 jardineiras. "Para a parte frontal da varanda, que compõe a fachada principal do prédio, projetamos uma jardineira linear inteiriça e baixa ao longo do guarda-corpo de vidro, com vegetação que se mistura às copas das árvores", finaliza a paisagista Anna Luiza Rothier.