Mixologia: como preparar ótimos drinks dentro de casa!
O mixologista Alê D’Agostino, do Guilhotina Bar – que está na CASACOR São Paulo 2024 –, dá dicas e receitas fáceis para quem está começando
Por Redação
Publicado em 30 de mai. de 2024, 14:00
05 min de leitura
(Reprodução)
Preparar seu próprio drink em casa na companhia de amigos e família é uma excelente opção para aprimorar seus conceitos da coquetelaria e fazer drinks de todos os tipos – dos mais elaborados aos mais simples – no conforto de casa, explorando diferentes possibilidades. Para te ajudar a desenvolver essa habilidade, o mixologista Alê D’Agostino, do Guilhotina Bar – que está presente este ano na CASACOR São Paulo –, dá dicase receitas fáceispara quem quer começar apreparar drinks em casa e impressionar a todos. Confira!
Invista nos destilados clássicos
De acordo com o mixologista, em primeiro lugar você terá que investir em algumas garrafas básicas e indispensáveis da coquetelaria. Elas podem parecer caras, mas você conseguirá fazer uma porção de coquetéis nelas, e ainda por cima irá usar apenas alguns mililitros de cada bebida – ou seja, eles irão durar bastante. Por exemplo, para fazer um Whiskey Sour, que leva Bourbon, suco de limão e xarope de açúcar, você terá que investir em uma garrafa de Bourbon, mas ela também servirá para fazer outro drink, o Old Fashioned, que além do Bourbon leva um bitter, que pode ser Angostura.
Com uma garrafa de Campari, você consegue fazer um Boulevardier – que é feito com Campari, Bourbon e Vermute Tinto. E claro, no seu bar em casa não pode faltar o clássico gin: e daí um passo para o Negroni, que leva Campari, vermute tinto e gin.
Misture todos os ingredientes com gelo. Transfira para um copo baixo, com o steamer (uma espécie de peneira para coquetelaria) que já esteja com o gelo grande. Sirva com uma casca de laranja.
Boulevardier
Ingredientes:
30 ml de Campari
30 ml de Vermute rosso
30 ml de Bourbon
Modo de preparo:Misture todos os ingredientes com gelo. Transfira para um copo baixo, com o steamer, que já esteja com o gelo grande. Sirva com uma casca de laranja.
Dry Vermute
Ingredientes:
150 ml de gin
25 ml de vermute seco branco
1 azeitona para decorar
Casca de limão de siciliano
Modo de preparo:Num copo misturador cheio de gelo, junte o gin e o vermute. Mexa em círculos com uma colher bailarina (sem partir demais o gelo) até a mistura estar bem gelada. Apoie uma peneira para coquetelaria na borda de uma taça para Martini e despeje a mistura. Com as mãos, torça a casca de limão siciliano (isto ajuda a liberar seus óleos) na borda da taça. Decore com a azeitona e sirva a seguir.
Old Fashioned
Ingredientes:
45 ml de Bourbon
2 gotas de bitter (Angostura)
1 fatia de laranja
10 ml de xarope de açúcar simples
Modo de preparo:Coloque o cubo de açúcar em um copo baixo e hidrate com o bitter e a gotas de água. Macere. Encha o copo com gelo e coloque o Bourbon. Misture levemente. Finalize com uma fatia de laranja, um twist de casca de laranja.
Whisky Sour
Ingredientes:
60 ml de Bourbon
½ clara de ovo
30 ml de suco de limão siciliano
10ml de xarope de açúcar simples
gelo
Modo de preparo:Passe limão e açúcar na borda do copo em que o drink será servido. Em uma coqueteleira com gelo, coloque o açúcar, o suco de limão, a clara de ovo e o bourbon. Agite até o copo ficar gelado. Passe o drinque (sem o gelo) para o copo e sirva.