De 10 de julho a 7 de setembro de 2025, a
CASACOR Bahia chega à sua
31ª edição em um local histórico e inédito. A mostra ocupará
um dos edifícios mais antigos de Salvador, a Casa Nossa Senhora das Mercês, localizada na Avenida Sete de Setembro, no centro da cidade. Com quase três séculos de história, a construção faz parte do
rico patrimônio cultural da capital baiana e se insere em uma região que vem passando por uma valorização crescente, tornando-se um polo de turismo de luxo e cultura.
Conhecido pelos soteropolitanos como
Convento ou Colégio Nossa Senhora das Mercês, o espaço foi fundado em
1735 pela baiana Úrsula Luísa de Monserrat, ainda noviça, como um educandário ligado à Companhia de Santa Úrsula – também chamadas de Ursulinas. Durante seus primeiros 162 anos, o local foi exclusivo para alunas internas. A partir de 1897, consolidou-se como
um dos mais prestigiados colégios femininos da cidade e, já na década de 1980, passou a aceitar alunos masculinos, acompanhando as mudanças no sistema educacional. Em 2022, após 287 anos de funcionamento e tendo sido referência para diversas gerações, encerrou suas atividades.
Nesta edição,
a CASACOR Bahia permitirá que o público explore, pela primeira vez, os espaços desse marco histórico, incluindo áreas até então inacessíveis, como a de clausura das irmãs Ursulinas, que, ao longo dos séculos, despertou a curiosidade e o imaginário popular.
O
masterplan da mostra será assinado pelo escritório
GAM Arquitetura, que desenvolverá um projeto contemporâneo para a ocupação do imóvel histórico. A proposta respeitará sua memória e, ao mesmo tempo, trará
novas interpretações para suas grandiosas estruturas, conectando-se à temática da CASACOR 2025,
Semear Sonhos.
“A realização da CASACOR Bahia em um convento de quase três séculos é uma
experiência inédita para o evento e para a cidade. Mais do que uma mostra de arquitetura e decoração, essa edição representa uma
reaproximação do público com um lugar de muito simbolismo. A cada ambiente, os visitantes poderão
vivenciar a história e a transformação desse espaço que marcou gerações”, destaca Magali Santana, diretora da CASACOR Bahia.