Confira as reedições de Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa e os lançamentos de Patricia Urquiola apresentados pala Etel na SP-Arte 2022
Publicado em 7 de abr. de 2022, 8:00

Mesa de centro raízes desenhada por Patricia Urquiola (Fernando Laszlo)
(Fernando Laszlo/CASACOR)
Após quase dois anos de reclusão e conexões digitais, a ETEL aposta em uma exposição sensorial, e as relações entre Brasil, Portugal e Espanha que é explorada na décima oitava edição da SP-Arte 2022. Com peças expostas pela primeira vez no Brasil e assinadas por Patricia Urquiola, Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa, a Galeria apresenta o elo entre passado e presente. Trata-se de um conjunto de reedições originais e edições atuais desenhadas por importantes precursores do design moderno em contraponto com criações do hoje, e os desafios desse tempo.
(Ruy Teixeira/CASACOR)
Já no presente momento em que vivemos, Patricia Urquiola em parceria com a ETEL, desenvolve criações que materializam novas formas de conexão, revisitando a tipologia dos carrinhos marcantes na história do design brasileiro, unindo às preciosas madeiras brasileiras, mas em uma estética atual, e que trata com sensibilidade os desafios ambientais desse nosso tempo.
A primeira experimentação resultou na criação do material Plasma, idealizado por Lissa Carmona, CEO e curadora da ETEL, para a linha Cascas; composta pelo Carrinho de chá, Contenitore e Mesa lateral. O resultado foi consolidado graças a parceria com a Vallvé, que possibilitou a união desse composto feito 80% de fontes renováveis, de cavacos de madeira da produção junto com polímero de fonte vegetal e 20% de resinas minerais.
O segundo material sustentável é nomeado como Marwoolus®, feito com resíduos de mármore e uma reminiscência de lã da indústria da moda, desenhado na Itália por Marco Guazzini. A inovadora solução é utilizada na produção das peças da linha Raízes de Patricia Urquiola, composta pela Mesa central, Aparador e a inédita Mesa Lateral Raízes, essa última exposta no Pavilhão da Bienal.
(Ruy Teixeira/CASACOR)
O stand da SP-Arte, assinado pelo escritório Siqueira Azul Arquitetura, este ano de volta à Bienal no edifício assinado por Oscar Niemeyer, convida os visitantes a navegarem sensorialmente através do tempo e espaço, e se permitir vivenciar a grandiosidade e primor da construção das peças assinadas por Joaquim Tenreiro, sentir as cores e texturas de Daciano da Costa, e se envolver pela materialidade inovadora da Patricia Urquiola.
Para celebrar essa retomada de eventos para um grande público, coroados por Niemeyer, as peças apresentadas também migram simbolicamente da residência privada para o público, do digital para o analógico, através de um ensaio realizado na única residência paulistana que se tem registro assinada por Oscar Niemeyer, fotografadas por Ruy Teixeira.
(Fernando Laszlo/CASACOR)
Sob a organização da ETEL, a mostra Conexões pode ser vista na 18ª edição da SP-Arte, que acontece de modo híbrido, dentre exposições montadas no Pavilhão da Bienal, entre os dias 06 e 10 de abril.
Algumas das peças apresentadas serão a Mesa Triangular (Joaquim Tenreiro), a inédita Mesa Lateral Raízes (Patricia Urquiola) e Tapeçarias Linha Penta de Daciano da Costa.
Stand: DS10 - Pavilhão Térreo
Endereço: Pavilhão da Bienal (Pavilhão Ciccillo Matarazzo) - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3 - Parque Ibirapuera, cep: 04094-000 / São Paulo, SP
Data da exposição: 07 a 10 de abril - Dia 06 de abril reservado a convidados.
Horário de visitação: De quinta a sábado das 13hrs. às 19hrs. - No domingo das 11hrs. às 19hrs.