comScore
CASACOR
Decoração

Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista

Rafaela Caminhola, do Samba Estúdio, criou um lar com um toque escandinavo para a advogada morar, trabalhar e relaxar

Por Nádia Sayuri Kaku

Publicado em 4 de abr. de 2024, 15:00

05 min de leitura
Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista

(Gui Uemura)

Localizado na Bela Vista, bairro tradicional de São Paulo, o pequeno apartamento de 45 m² foi reformado pela arquiteta Rafaela Caminhola, do Samba Estúdio, para uma jovem advogada recém-estabelecida na cidade. Dedicada aos estudos e apaixonada por livros, ela buscava um refúgio acolhedor em meio ao agito urbano e foi exatamente isso que solicitou ao escritório.
Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista. Projeto Estúdio Samba. Na foto, sala com estante divisória e sofá. TV, banco e tapete.

(Gui Uemura/CASACOR)

A partir deste briefing, a arquiteta concebeu um projeto de interiores contemporâneo e minimalista. Com uma abordagem clean, foram criados espaços e mobiliários multifuncionais, idealizados para suprir todas as demandas da moradora, isto é, estudos, trabalho e relaxamento.
Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista. Projeto Estúdio Samba. Na foto, sala e cozinha com paleta clara e banco.

(Gui Uemura/CASACOR)

As cores selecionadas são serenas, com a predominância de tons neutros como o branco, o bege e a madeira clara que, integrados, estabelecem uma atmosfera que desperta aconchego e harmonia e evocam características da estética nórdica. Um cuidado especial foi dado às texturas, que conferem uma camada de profundidade ao espaço.
Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista. Projeto Estúdio Samba. Na foto, sala e cozinha com paleta clara e banco.

(Gui Uemura/CASACOR)

Na integração da área social, o banco desempenha um papel duplo, servindo tanto como assento para a mesa de jantar quanto como aparador para a televisão, otimizando o aproveitamento do espaço e garantindo uma circulação fluida.
O destaque do projeto fica por conta da estante desenhada pelo escritório: além da função decorativa, ela abriga uma bancada para um prático home office, além de definir claramente os espaços.
Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista. Projeto Estúdio Samba. Na foto, detalhe da cozinha com frontão de granito.

(Gui Uemura/CASACOR)

A cozinha é compacta e disposta ao longo de uma parede equipada com bancada para cooktop, cuba, forno elétrico embutido, refrigerador e armários. O backsplash foi revestido com granito.
Em apenas 45 m², este apê vira refúgio na cidade com décor minimalista. Projeto Estúdio Samba. Na foto, quarto de casal com penteadeira e mesas.

(Gui Uemura/CASACOR)

O quarto mantém a atmosfera intimista. Para o escritório, foi projetada uma cabeceira amadeirada com um detalhe de iluminação indireta, além de uma penteadeira. Diferentes luminárias garantem uma atmosfera calorosa e convidativa ao projeto, como a Luminária Li, da Adriana Yazbek, Luminária IC da Flos, e o abajur de mesa Bon Juor do Philippe Starck.
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (9)
01/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (11)
02/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (15)
03/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (14)
04/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (10)
05/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (7)
06/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (17)
07/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (12)
08/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (5)
09/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (8)
10/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (3)
11/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (6)
12/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (4)
13/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (13)
14/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (1)
15/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (16)
16/17 - (Gui Uemura)
em-45-m2-ape-vira-refugio-cidade-decor-minimalista-samba-estudio-credito-gui-uemura (2)
17/17 - (Gui Uemura)