De museus com entrada gratuita a atividades ao ar livre, o aniversário de SP reúne opções para diferentes públicos ao longo do fim de semana
Publicado em 24 de jan. de 2026, 13:14

Panoramica_del_Centro_de_São_Paulo (Reprodução/Divulgação)
O aniversário de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro, movimenta a cidade com uma programação especial que reúne cultura, lazer e gastronomia. Museus, bibliotecas, centros culturais e espaços abertos recebem atividades gratuitas ou de baixo custo ao longo do fim de semana, com opções distribuídas por diferentes regiões da capital. A seguir, estão dez atrações que integram a agenda do aniversário de SP e ajudam a mapear o que fazer na cidade durante a data.
Palácio das Indústrias, hoje sede do Museu Catavento. (Moema e Região/Divulgação)
Os museus estaduais terão entrada gratuita durante todo o fim de semana em comemoração ao aniversário de SP. São eles: Museu da Língua Portuguesa, Museu Catavento, Pinacoteca, Museu das Culturas Indígenas, Museus Casa, Museu da Imigração e Museu da Imagem e Som. No caso do MIS, estão abertas as exposições de fotografia e Jean Manzon.
O programa Biblioteca Viva promoverá 56 atividades em bibliotecas, pontos e bosques de leitura. Os escritores Mário de Andrade e Carolina Maria de Jesus serão homenageados em contação de histórias. Além disso, o aniversário de SP terá apresentações musicais, espetáculos de circo, peças teatrais, shows e distribuição gratuita de livros em diversos pontos.
A SPCine, empresa de cinema da Prefeitura de São Paulo, promoverá uma maratona cinematográfica em 29 salas espalhadas pela cidade. Serão exibidos gratuitamente os seguintes filmes: O Agente Secreto, Wicked – Parte 2, Amarela e Entre Penas e Bicadas. Entre os endereços, estão o Centro Cultural de São Paulo (CCSP), a Biblioteca Roberto Santos, o Centro Cultural Olido, o Centro de Formação Cidade Tiradentes e 25 unidades dos CEUs.
Cine LT33 (Alexandre Battibugli/Veja SP/reprodução/Divulgação)
A feira gastronômica Sabores dos Bairros chega à segunda edição em clima de celebração pelo aniversário de SP. Realizado em Pinheiros, o evento reunirá mais de 50 expositores de comidas e bebidas no fim de semana. A proposta é valorizar a identidade paulistana por meio da comida de bairro, da diversidade cultural e da ocupação criativa do espaço urbano. A entrada é gratuita e os pratos custam a partir de R$ 15.
O tradicional Walking Tour promovido pelo Top Center Shopping pela Avenida Paulista ganhará uma programação especial no aniversário de SP. Conduzido por um guia especializado, o passeio gratuito contará com uma abordagem voltada à memória, à diversidade cultural e às transformações da capital ao longo dos 472 anos. Além da caminhada temática, o Bike Tour seguirá com a programação regular entre os dias 18 e 25 de janeiro.
O Museu de Arte de São Paulo está localizado na Avenida Paulista (Divulgação/Divulgação)
Em parceria com o SESC, o Playground Decathlon retorna ao Museu de Arte de São Paulo em comemoração ao Aniversário de SP. O evento transformará o vão livre do MASP em um playground esportivo a céu aberto – com direito a aulas abertas, vivências esportivas e apresentações de atletas olímpicos, incluindo as ginastas Julia Soares e Lorrane Oliveira.
O museu promoverá a roda de conversa “(Re)Existências Indígenas na Dinâmica Cotidiana de uma Metrópole”. Mediada por Emerson Baré Puranga, o bate-papo contará com Akayse Fulni-ô e Kerexu Mirin para refletirem sobre o território, a ocupação da cidade e a resistência dos povos originários em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site.
A Pinacoteca do Estado receberá quatro encontros da instituição Afro Ilu Obá de Min, reconhecida por sua atuação artística na valorização da cultura negra e feminina. Como parte da exposição Trabalho de Carnaval, seus integrantes ocuparão a praça da Pina Contemporânea com música e danças em celebração às tradições afro-brasileiras.
pinacoteca de são paulo (Levi Fanan/Divulgação)
Paralelamente ao aniversário de SP, o quadrinista Maurício de Sousa será homenageado pelo concerto “Mitos Sonoros – Filar Mônica” em 25 de janeiro. A apresentação será realizada no Theatro Municipal, com a Orquestra Experimental de Repertório sob regência de Wagner Polistchuk – que misturará trilhas clássicas dos personagens da Turma da Mônica com as músicas favoritas do artista. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site do teatro ou duas horas antes da sessão na bilheteria.
Quem também divide o aniversário com a capital é a Biblioteca Mário de Andrade, que está completando 100 anos. Para comemorar, haverá apresentações de dança “Toré do Povo Pankararu”, xadrez no Jardim Contemplativo, shows musicais e a visita mediada com foco na atuação de Mário de Andrade como gestor cultural e intelectual.