comScore
CASACOR
Casas e apartamentos

Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas

Clean, urbano e atemporal: assim é este projeto de Rafael Ramos – do elenco CASACOR Rio de Janeiro – com vista para a Lagoa

Por Nádia Sayuri Kaku

Publicado em 20 de mar. de 2025, 15:00

08 min de leitura
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)

Assim que alugou esta cobertura duplex de 490 m², no Humaitá (RJ), com vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor, o casal de moradores encomendou ao escritório Rafael Ramos Arquitetura (do elenco CASACOR Rio de Janeiro) um projeto de reforma e decoração focado na área social de 60 m², no piso inferior, e na área externa, no piso superior.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, varanda com piscina e daybed.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

“Os clientes moravam em uma cobertura de 120 m², no Alto Leblon, que eu mesmo reformei, mas buscavam mais espaço. Desta vez, eles queriam uma área de lazer externa generosa, com piscina para curtir em família e com os amigos, pois amam ficar em casa, dar festas e aproveitar os dias ensolarados ao ar livre”, conta o arquiteto.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, sala com sofá, adega e bar.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

O conceito do projeto foi criar um apartamento clean, urbano e atemporal, com móveis soltos e marcenarias moduladas desenhadas pelo arquiteto na área social que poderão ser facilmente adaptadas em outro imóvel.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, sala de jantar com mesa de pedra.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

Para trazer um ar sofisticado e acolhedor ao décor, Rafael elegeu a folha natural de freijó linheiro como acabamento das marcenarias e combinou com tampos de pedras exóticas.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, sala com sofá branco e estante.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

O piso existente de porcelanato com brilho foi coberto com piso laminado de madeira e, para garantir leveza visual, as paredes e o teto foram pintados com tinta branca e as cortinas confeccionadas com linho sintético off-white.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, sala com quadros e tv.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo light, a maioria dos adornos já faziam parte do acervo dos clientes. “Como eles têm como hobby viajar pelo mundo e trazer objetos na bagagem, emolduramos alguns itens para expor nas paredes da sala como obras de arte, imprimindo mais da identidade ao projeto. Foi o caso do conjunto com nove gravuras indianas e o par de máscaras africanas”, diz.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, sala com quadros e tv.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

Já os móveis da sala, com exceção do banco Mocho, do Sergio Rodrigues (que veio do apartamento antigo), são todos novos – da mesa de centro ao par de cadeiras com braços, passando pela poltrona Pebble (do Estúdio Daniel Coutinho), o banco de madeira ebanizada, o sofá estofado com tecido rosa, a mesa de jantar, as cadeiras, o aparador-bar e a luminária pendente Dobra, do designer André Ferri.
Sem quebra-quebra, cobertura de 490 m² ganha décor com peças soltas. Projeto de Rafael Ramos. Na foto, varanda com pergolado e mesa.

(Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

A área externa ganhou um espaço para refeições ao ar livre (com mesa e cadeiras próprios para ficar ao tempo), protegido por um pergolado metálico, com teto de lâminas ajustáveis e impermeáveis que permitem controlar a incidência de sol e chuva.
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (5)
01/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (1)
02/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (9)
03/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (4)
04/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (7)
05/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (1)
06/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (10)
07/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (6)
08/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (8)
09/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (11)
10/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (2)
11/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (3)
12/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)
sem-quebra-quebra-cobertura-490-m2-decor-pecas-soltas-rafael-ramos-credito-anita-soares (12)
13/13 - (Fotos: Anita Soares / Produção visual: Andrea Brito Velho)