comScore
CASACOR
Casas e apartamentos

Reforma em apê alugado prioriza vista do mar na Barra da Tijuca

Projeto da MAR Arquitetura combina peças de assinatura, obras de arte e conforto em um imóvel alugado de frente para o mar

Por Redação

Publicado em 5 de set. de 2025, 15:00

05 min de leitura
Reforma em apê alugado prioriza vista do mar na Barra da Tijuca

(Juliano Colodeti do MCA Estúdio)

De frente para o mar da Barra, um apartamento de 300 m² tornou-se o refúgio de uma família formada por um casal e três filhos adultos, entre 25 e 30 anos. A decoração, assinada pelas arquitetas Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho, da MAR Arquitetura, buscou criar ambientes sofisticados e acolhedores sem grandes intervenções estruturais, já que o imóvel é alugado.
Reforma em apê alugado prioriza vista do mar na Barra da Tijuca

(Juliano Colodeti do MCA Estúdio/CASACOR)

O projeto aposta em um estilo contemporâneo, com móveis de linhas limpas, obras de arte de impacto e iluminação pontual que valoriza peças e detalhes. Em vez de marcenaria fixa, as arquitetas optaram por mobiliário solto, garantindo versatilidade e a possibilidade de levar os itens em uma futura mudança. “As obras de arte e os móveis assinados por diferentes designers trazem ares mais sofisticados à decoração”, comenta Alexia.
Reforma em apê alugado prioriza vista do mar na Barra da Tijuca

(Juliano Colodeti do MCA Estúdio/CASACOR)

A base neutra de revestimentos e mobiliário abre espaço para que cores surjam em pontos estratégicos — nas telas, objetos, detalhes como o tampo da mesa de centro e, claro, no azul do mar emoldurado pelas janelas. Tramas de linho, couro, palha e chenille reforçam o aconchego, enquanto o equilíbrio entre móveis robustos, como a Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues e o sofá John da Arquivo Contemporâneo, e peças leves como o rack suspenso de Jader Almeida garantem harmonia ao conjunto.
Reforma em apê alugado prioriza vista do mar na Barra da Tijuca

(Juliano Colodeti do MCA Estúdio/CASACOR)

Na varanda, o clima descontraído é reforçado por móveis de madeira, palha e corda náutica, acompanhados de poltronas giratórias que promovem a integração com a sala. Já nos quartos, cada membro da família ganhou um espaço sob medida: a filha, estudante de moda, tem um ambiente delicado com tijolinhos brancos na cabeceira e cama de palhinha; o filho mais velho recebeu uma decoração mais sóbria, de fácil adaptação para quarto de hóspedes; e a suíte principal ganhou cores claras, móveis confortáveis e uma bancada multifuncional que também funciona como escritório, com cadeira em palhinha de Jader Almeida.
Reforma em apê alugado prioriza vista do mar na Barra da Tijuca

(Juliano Colodeti do MCA Estúdio/CASACOR)

Segundo Juliana, o objetivo foi valorizar a convivência e proporcionar conforto, sem abrir mão da sofisticação. “Embora o apartamento fosse alugado, o bom planejamento permitiu criar um design sofisticado que atendesse aos moradores tanto na área social como em seus espaços individuais”, conclui a arquiteta. Confira mais fotos na galeria:
_76A1452-1
01/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1379-1
02/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1588-1
03/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1269-1
04/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1751-1
05/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1912-1
06/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1807-1
07/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1913-1
08/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)
_76A1914-1
09/09 - (Juliano Colodeti do MCA Estúdio)