comScore
CASACOR
Casas e apartamentos

Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro

Maurício Nóbrega, do elenco CASACOR Rio, reuniu móveis e obras de artistas nacionais para este projeto de 400 m²

Por Nádia Sayuri Kaku

Publicado em 27 de jan. de 2025, 15:00

08 min de leitura
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro

(Divulgação)

Este apartamento de 400 m² fica no Greenwich Village, em Nova York, mas a decoração – assinada por Maurício Nóbrega, do elenco CASACOR Rio – é bem brasileira: para o casal formado por uma brasileira e um americano com uma filha, o arquiteto criou um projeto elegante, que privilegia os designers e artesãos nacionais, com toques de cor e cheio de truques e recursos.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, cozinha com balcão e ilha.

(Divulgação/Divulgação)

“O primeiro passo foi abrir grandes vãos entre os ambientes para integrá-los, mas com portas de correr para que cada um pudesse ter privacidade num canto, porque é uma cidade onde se fica muito dentro de casa”, diz o profissional.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, corredor com cômoda, espelho e tapete.

(Divulgação/Divulgação)

O hall de entrada divide a parte íntima da casa da parte social. Amplo, o espaço abriga uma cômoda do acervo da família e duas banquetas assinadas pela designer Maria Cândida Machado.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, sala com grandes janelas e sofás.

(Divulgação/Divulgação)

Na espaçosa sala, com paredes off white, Mauricio criou uma decoração com poucos e bons móveis que incluem peças de design assinado, como cadeiras Sergio Rodrigues, lustre pendente Ingo Maurer e sofás italianos. Destaque para o banco com trançado de madeira da designer Roberta Schilling, brasileira que mora nos EUA.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, sala com lareira, sofá e banco.

(Divulgação/Divulgação)

Todas as peças têm tonalidades claras e as cores vivas aparecem nas almofadas e obras de arte, como as lanças da artista visual Ruby Silvious, e a pintura “Agonia”, da artista Grimanesa Amorós, peruana radicada em NY.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, sala com lareira, sofá e banco.

(Divulgação/Divulgação)

Com o clima descontraído, ao lado do living, fica o “den” – ou family room –, um espaço onde a família se reúne para assistir TV. As almofadas que imitam pedras dão um toque bem humorado e são complementadas pelas poltronas amarelas, cadeiras da mesa de pequenas refeições e a luminária pendente.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, sala de jantar com cadeiras amarelas.

(Divulgação/Divulgação)

Integrada ao den, fica a sala de jantar do apartamento que foi ampliada na reforma, usando uma parte da área da cozinha. A mesa e as cadeiras são do acervo da família.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, quarto com sofá capitonê e cabeceira de madeira.

(Divulgação/Divulgação)

A sobriedade pontua o quarto principal: Mauricio assina a marcenaria da cabeceira e as mesinhas da parede em frente à cama, com um rack e estantes nas duas laterais. Na parede atrás da cabeceira, estão peças de artesanato de Monica Carvalho. Aos pés, um ambiente de estar com sofá de veludo trançado, poltronas e pufe.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, quarto com cama com dossel e sofá.

(Divulgação/Divulgação)

No quarto da filha, com paredes rosa claro, a cama com dossel entra numa decoração moderna. Destaque para as cortinas, com tie-dye em tons de rosa e branco.
Apartamento em Nova York tem décor repleto de design brasileiro. Projeto de Maurício Nóbrega. Na foto, sala com parede laqueada azul e lareira.

(Divulgação/Divulgação)

O escritório tem parede azul revestida por uma estante de laca azul brilhante – o apartamento já foi entregue pela construtora dessa forma – e ganhou uma decoração com elementos decorativos marcantes, como o tapete comprado em Fez (no Marrocos) e duas carrancas típicas do artesanato brasileiro compradas em Tiradentes.
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (12)
01/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (7)
02/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (6)
03/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (9)
04/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (10)
05/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (3)
06/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (2)
07/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (11)
08/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (1)
09/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (5)
10/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (4)
11/12 - (Divulgação)
apartamento-nova-york-decor-repleto-design-brasileiro-mauricio-nobrega (8)
12/12 - (Divulgação)