Projetada para um casal com dois filhos jovens, esta casa de frente para o mar de Búzios (RJ) tem 223 m³ de área construída e 108 m² de área externa e projeto assinado por
Bitty Talbolt e Cecília Teixeira, do escritório
Brise Arquitetura. “Uma área gourmet bem equipada e com vista para o mar era o principal sonho de consumo deles”, conta Bitty.
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)
A reforma trouxe várias alterações na planta original: no piso térreo, por exemplo, a integração das salas de estar, jantar e parte do pátio externo permitiu ampliar consideravelmente a área social.
No mesmo pavimento, o espaço de uma das suítes virou a cozinha atual, que passou a ser integrada à nova área gourmet, com 24 m², de frente de frente para o mar. (Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)
As arquitetas também criaram uma nova
suíte, transformando o espaço embaixo da escada em banheiro e um antigo depósito em dormitório.
“Também subimos a altura do telhado, tomando cuidado para não modificar a fachada original. Antigamente, as casas de Búzios tinham o pé-direito muito baixo”, diz Cecília. (Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)
No geral, o clima de balneário chique foi traduzido pelas arquitetas através da combinação de paredes brancas, toques de azul e fibras naturais. Particularmente,
a inspiração da área gourmet veio de uma viagem à Grécia que os clientes fizeram e amaram. As arquitetas os convenceram, então, a ambientar este espaço com venezianas azuis e um mesão de madeira rústica, com oito cadeiras brancas.
(Juliano Colodeti, do MCA Estudio/CASACOR)
“As venezianas se tornaram um ponto de cor em uma casa com decoração predominantemente neutra”, finaliza a arquiteta Cecília Teixeira.