comScore
CASACOR
Arquitetura

13 projetos da CASACOR estão concorrendo ao Building of the Year 2022

A premiação anual do Archdaily revelou 13 projetos da CASACOR – de 2020 e 2021 – entre os mais relevantes do mundo

Por Redação

Publicado em 28 de jan. de 2022, 11:40

10 min de leitura
Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.

Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021. (MCA Estudio)

Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.

Leo Romano - Ateliê Deca. (Rafael Renzo/CASACOR)

O prêmio Building of the Year chega à sua 13ª edição em 2022 com mais de 4.500 projetos inscritos na primeira fase da premiação. A votação, que acontece no site do Archdaily, é comandada pelos leitores do portal, que têm a missão escolher as melhores obras do ano através do mundo e, assim, reduzir o número de participantes para apenas 15 em cada categoria. O vencedor será anunciado em 17 de fevereiro de 2022. O objetivo, eles revelam, é "reconhecer e recompensar projetos excepcionais" que ajudaram a transformar o modo como vivemos e onde moramos. Dessa forma, o prêmio foi dividido em 15 categorias: Melhores produtos aplicados, Arquitetura Comercial, Arquitetura Cultural, Arquitetura Educacional, Arquitetura de saúde, Arquitetura de hospitalidade, Casas, Habitação, Arquitetura Industrial, Arquitetura de interiores, Escritórios, Arquitetura Pública e Paisagística, Arquitetura religiosa, Pequena escala e instalações e Arquitetura Esportiva. De todas elas, a CASACOR foi indicada em sete categorias. Ao total foram 13 projetos da CASACOR, de 2020 e 2021, que estão concorrendo ao Building of the Year 2022. A seguir, conheça e vote em cada um deles!

1. Ateliê Deca, de Leo Romano


Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.

Leo Romano - Ateliê Deca, projeto para a CASACOR São Paulo 2021. (MCA Estudio/CASACOR)

2. Casa Olaria, de NJ+ Arquitetos Associados


Casa Olaria NJ+, projeto de Nildo José para a CASACOR São Paulo 2021

Nildo José - Casa Olaria NJ+. Projeto da CASACOR São Paulo 2021. (MCA Studio/CASACOR)

3. Studio Elo, de Ticiane Lima Arquitetura & Interiores


casa conteiner container ticiane lima estúdio elo arquitetura decoração sustentabilidade casa sustentável

O Estúdio Elo de Ticiane Lima para o Janelas CASACOR São Paulo (Salvador Cordaro/CASACOR)

4. Jardim Secreto, de Diego Raposo + Arquitetos


casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras diego raposo manu simas jardim secreto

Diego Raposo e Manuela Simas – Jardim Secreto. A instalação efêmera traz uma proposta ousada e facilmente replicável: dois iglus infláveis de plástico servem como refúgios portáteis idealizados para propiciar uma maior conexão com a natureza, criando um espaço dedicado à contemplação. Construído de forma sustentável, sem causar qualquer intervenção em seu entorno, o ambiente tem decoração contemporânea com poucos móveis que valorizam a integração com o jardim externo. (André Nazareth/CASACOR)

5. Botânico, de Studio Pippa


Sainz Arquitetura - Galeria Dos Heróis Invisíveis BRB. Projeto da CASACOR Brasília 2021.

(Haruo Mikami/CASACOR)

7. Espaço Hygge, de Lez. Arquitetura


Lez ArquiteturaEspaço Hygge + BrbCard

(Júlia Tótoli/CASACOR)

8. Paninoteca, de Duo Arquitetos


Café Panini Jardim Restauro Duo Arquitetos e Droysen Tomich cobogós adobe jardim burle marx decoração

Duo Arquitetos e Droysen Tomich - Café Panini e Jardim Restauro. A arquitetura é mais mediterrânea, com tons neutros e texturas naturais. A unidade da parte interna é dada por um cobogó em adobe, que resgata o tema da mostra, Casa Original. Além de servir para seu uso costumeiro, de ser uma parede vazada, esse cobogó é também utilizado como adega: o recorte de seu diâmetro central é o encaixe perfeito para abrigar uma garrafa, oferecendo a possibilidade de deixá-la em uma temperatura mais baixa. (Estúdio NY18/CASACOR)

9. Cabana Soluções Usiminas, de Liga Arquitetura e Urbanismo


Cabana Soluções Usiminas, projeto de Lucas Pereira Belizario e Barbara Fonseca de Souza - Liga Arquitetura para a CASACOR Minas Gerais 2021. Na foto, fachada de vidro e madeira da cabana.

(Luiza Ananias/CASACOR)

10. Casa Acqua, de Cristina Menezes Arquitetura


Espelho D’Água Mini Pavilhão Cristina Menezes Minas Gerais 2021 modulo conteiner arquitetura decoração

Espelho D’Água e Mini Pavilhão, projeto de Cristina Menezes para a CASACOR Minas Gerais 2021. (Jomar Bragança/CASACOR)

11. Estúdio Lapinha, de Plano Livre


Estúdio Lapinha Ada Penna Júlia Temponi Gabriela Melo Mariana Calixto Plano Livre CASACOR Minas Gerais 2021 construção modular jardim conteiner decoração

Estúdio Lapinha. Ada Penna, Júlia Temponi, Gabriela Melo e Mariana Calixto - CASACOR Minas Gerais 2021 (Henrique Queiroga/CASACOR)

12. Siré (Xirê), de Greco Design


Siré (Xirê) Gustavo GrecCASACOR Minas Gerais 2021 muros de cobogós jardim paisagismo orixa ioruba

Gustavo Greco - Siré (Xirê). O espaço que fica logo na entrada da CASACOR Minas Gerais é um percurso singular, imagético e que permite experiências particulares a quem passa por ele. Simples, sem interferência de cor, a madeira está no piso e nos cobogós que o ladeiam - eles representam o desafio de retomar os laços ancestrais, essenciais à identidade. Feitas de mogno africano, as peças exibem símbolos que representam os orixás. Siré (Xirê), palavra em iorubá, significa roda ou dança utilizada para evocação dos Orixás, conforme cada nação. (Rafael Motta/CASACOR)

13. Cozinha do Barista, de Estúdio Mineral + Cynthia Silva


Cynthia Silva e Estúdio Mineral - Cozinha do Barista. Janelas CASACOR Minas Gerais.

(Bárbara Dutra/CASACOR)