O ambiente criado em parceria com o arquiteto João Panaggio apresentou uma série de soluções de automação inteligente em um cenário contemporâneo e aconchegante que celebrou o design nacional
Publicado em 31 de out. de 2025, 16:30

O ambiente criado em parceria com o arquiteto João Panaggio apresentou uma série de soluções de automação inteligente em um cenário contemporâneo e aconchegante que celebrou o design nacional (CASACOR/CASACOR)
Erguido do zero na área externa da CASACOR São Paulo 2025, o ambiente Claro na Casa Paulistana foi assinado pelo arquiteto João Panaggio para celebrar a marca como operadora oficial da mostra.
Com clarabóias e grandes aberturas, a luz natural é protagonista no espaço Claro na Casa Paulistana. (Denilson Machado/MCA Estúdio/CASACOR)
O ambiente, assinado por João Panaggio, para a Claro celebra o modernismo tropical. No living, o arquiteto criou uma proposta atemporal com peças de design e arte contemporânea – na parede, a tela é de Lucia Koch. (Denilson Machado/MCA Estúdio/CASACOR)
Com 170 m², este ambiente – totalmente conectado – nasceu de uma proposta sustentável: toda a estrutura metálica utilizada na construção foi reaproveitada de outras criações do arquiteto para duas edições da CASACOR Rio de Janeiro, em 2022 e 2023.
Além do reaproveitamento, a ideia também era criar um ambiente confortável e aconchegante que remetesse ao modernismo tropical. “Cada pessoa que entrou conseguiu conferir um pouco do nosso cenário da arquitetura brasileira, a nossa história de embasamento, de pesquisa – além disso, puderam curtir esta arquitetura solar que propõe uma relação direta entre luz e sombra”, comenta João.
Com clarabóias e grandes aberturas, a luz natural é protagonista no espaço Claro na Casa Paulistana. (Denilson Machado/MCA Estúdio/CASACOR)
Com uma planta em formato de triângulo irregular, a Claro na Casa Paulistana abriga living, cozinha, sala de leitura, quarto e sala de banho. Clarabóias e aberturas estrategicamente posicionadas conduziam o visitante pelo espaço Claro por meio da luz do sol, iluminando o mercado com conectividade e inovação, e assegurando a relação com o jardim do Parque da Água Branca, sede desta edição da mostra.
No mobiliário, João selecionou peças de designers nacionais modernistas e contemporâneos – incluindo nomes como Jorge Zalszupin, Claudia Moreira Salles, Mauricio Arruda, Estúdio Nada se Leva, Mauricio Arruda e Nildo José. Na arte, adicionou obras de Arthur Lescher, Raul Mourão, Laura Vinci, Lucia Koch e Ana Holck, celebrando o cenário criativo brasileiro.
A parceria com a Claro, por sua vez, explorou as possibilidades de conectividade no espaço. O ambiente foi automatizado de forma inteligente: todos os dispositivos estavam interligados e podiam ser controlados por tablets ou por comandos de voz.
Detalhe da decoração da estante no ambiente Claro na Casa Paulistana. (Denilson Machado/MCA Estúdio/CASACOR)
“Não é de hoje que a Claro tem investido em experiências que ajudam seus clientes a entenderem, na prática, como a conectividade pode mudar para melhor um lar. Já estivemos com a CASACOR em São Paulo e Brasília, e os visitantes conheceram uma variedade de produtos e serviços da Claro, como o Claro tv+, o 5G e o Wi-Fi, explorando como essas soluções podem tornar o dia a dia ainda mais eficiente. Seja no trabalho remoto, no streaming de filmes e séries com alta definição ou na conexão simultânea de múltiplos dispositivos em casa, essas inovações promovem uma experiência digital sem interrupções”, comenta Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro.
O dormitório do ambiente Claro na Casa Paulistana manteve a paleta cromática neutra, os móveis com desenhos atemporais e a arte contemporânea – celebrada no espaço pelo arquiteto. (Denilson Machado/MCA Estúdio/CASACOR)
Essa relação com a tecnologia assegurou o conforto e acolhimento dentro do ambiente, segundo o arquiteto. “Esse convite [da Claro] extrapola o universo das empresas de arquitetura e design na mostra. E um ponto muito importante da parceria é mostrar as possibilidades de conectividade em uma casa modelo. Cada pessoa que passou por aqui conseguiu entender a rede, a TV, o controle de automação, iluminação, controle de música… Tudo num espaço com muita arquitetura”, explica João.
Para a marca, o projeto reforça o desejo de garantir uma rotina prática aos usuários. “Nós queremos transformar a casa em um espaço onde conforto, praticidade e qualidade de vida se encontram de forma harmoniosa, criando um ambiente sempre conectado ao mundo exterior, sem abrir mão da segurança, da velocidade e da experiência que a tecnologia e serviços da Claro proporcionam”, finaliza Ane Lopes.