Artboard Created with Sketch.

Renault lança picape pioneira no Brasil, a Duster Oroch

Ela tem 4,7 m de comprimento, o que a torna apenas sete centímetros mais longa do que um Fluence -- conheça a nova picape da Renault

2111_duster-oroch-dynamique-1-4

 (/)

Dos anos 1990 para cá, os brasileiros que precisavam de um carro que servisse tanto para carregar a família quanto para trabalhar andavam sem opções. Picapes compactas são apertadas demais para transportar pessoas com conforto. Picapes médias são grandes demais para rodar na cidade. E não havia nada intermediário entre estas duas categorias até a chegada ao mercado da nova Renault Duster Oroch.

Lançada no dia 28 de setembro, ela tem 4,7 m de comprimento, o que a torna apenas sete centímetros mais longa do que um Fluence. Na largura, são 1,82 cm, ou um centímetro a mais do que o sedã médio. As picapes médias com cabine dupla, como ela, passam fácil dos cinco m de comprimento e ficam muito próximas de 1,90 m de largura, medidas que fazem com que elas não caibam em qualquer vaga de estacionamento. 

A praticidade de uso na cidade não seria um trunfo se seu uso em condições de trabalho fosse limitado. Sua caçamba, de 683 litros, tem 1.175 mm de largura e 1.350 m de comprimento, permite transportar objetos longos, algo que melhora sensivelmente com o extensor de caçamba, que aumenta o comprimento em 603 mm. Com isso, é possível carregar objetos de até dois metros longitudinalmente. A carga útil da nova picape é de até 650 kg.

Para encarar o batente, a Duster Oroch recebeu reforços estruturais em toda a sua parte traseira em relação ao veículo do qual deriva, o SUV Duster. Especialmente porque, em termos de estrutura, ela é mais parecida com as compactas do que com as médias, que possuem chassi. Assoalho, longarinas e até as colunas C também foram fortalecido na picape da Renault. As suspensões são as mesmas usadas no Duster 4×4, independentes nas quatro rodas. Na dianteira, são do tipo McPherson. Na traseira, multilink. A tração é apenas dianteira, pelo menos nesta primeira fornada.

Para abrir espaço para carga, o estepe vai instalado sob a caçamba e só pode ser retirado com o uso da chave do carro, assim como a tampa da caçamba. Os pneus da picape são de uso misto para todas as versões, sempre calçados em rodas de liga leve de aro 16.

Os motores da Oroch são os mesmos oferecidos no Duster. Na versão de entrada, a Expression, vendida a R$ 62.290, e na intermediária, a Dynamique 1.6, é o 1.6 16V flex. Ele rende 115 cv a 5.750 rpm com etanol. Ele vem sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas. Na Dynamique 2.0, que custa a partir de R$ 70.790, o motor é um 2.0 16V flex que gera 148 cv a 5.750 rpm, também com combustível vegetal. O 2.0 só tem a opção de câmbio manual de seis marchas. A versão automática virá futuramente e ainda não foi apresentada.

Desde a versão de entrada, a Duster Oroch traz excelente nível de equipamentos de série, com direção hidráulica, ar-condicionado, rádio com MP3 e comandos no volante, vidros e travas elétricos. As versões mais equipadas trazem de série o sistema MediaNav, com navegador e tela sensível ao toque de sete polegadas, retrovisores elétricos, computador de bordo, controlador de velocidade, faróis de neblina e opcionalmente o revestimento dos bancos parcialmente em couro.

A picape chega as concessionárias neste mês de Outubro apenas na campanha de pré-venda. A entrega das primeiras unidades acontece apenas a partir de novembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.