Continua após publicidade

Renault Fluence: o sedã mais que completo

Com chave em formato de cartão e controle de segurança para toda família, o novo Renault Fluence é um sedã mais que completo

Por Da redação
Atualizado em 3 mar 2017, 16h00 - Publicado em 3 jul 2015, 19h50
renault-fluence (1)

Com a chave em forma de cartão dentro do bolso, o motorista precisa apenas apertar um botão na maçaneta para destravar todas as portas. A partida também é feita através de um botão silencioso, sem sinal daquele velho hábito de introduzir a chave no contato e girá-la. Ao sair do carro, nem precisa se preocupar em trancar as portas: elas se travam assim que ele começa a se afastar do veículo. Ao olhar para trás, ainda vê os espelhos retrovisores se recolherem automaticamente.

renault-fluence (2)

A cena acima não tem nada de futurista. Trata-se apenas da realidade desfrutada pelos proprietários de um Renault Fluence, o sedã médio mais completo e prazeroso do mercado. E se nos últimos anos o Fluence já havia se estabelecido como a melhor alternativa para quem realmente entende de carro, o modelo atual oferece uma série de novidades que tornam sua escolha ainda mais fácil.

Começamos pelo design remodelado, com uma grade frontal mais sinuosa, que realça o símbolo da Renault, expressando a nova identidade global da marca. O para-choque dianteiro agora traz luzes LED de uso diurno. Na versão Privilège, os LEDs também estão presentes na lanterna traseira e nas laterais dos retrovisores, indicando mudanças de direção.

Continua após a publicidade
renault-fluence (3)

Os principais aprimoramentos, porém, estão do lado de dentro. Itens de sofisticação, como o sistema multimídia R-link, o ar-condicionado digital dual zone e o painel digital, tornaram-se equipamentos de série em todas as versões. O acabamento, que já era um destaque, foi ainda mais refinado, com materiais macios, agradáveis ao toque, e detalhes cromados que esbanjam bom gosto.

O silêncio a bordo, outra característica marcante do Fluence, também aumentou, graças a um novo revestimento acústico. E por falar em acústica, o sistema de som de alta qualidade da versão Privilège oferece o exclusivo 3D Sound by Arkamys, um processador de sinais que reproduz o efeito de uma caixa acústica adicional no centro do habitáculo.

Esse sistema – e todas as outras funções multimídia – é acessível pelo R-Link, a nova central de multimídia do Fluence, com tela de 7 polegadas touch screen que permite ampliar, reduzir e mover as imagens da tela, igual ao que fazemos em nossos smartphones. O R-Link também integra um navegador GPS, interface sem fio com celulares, comandos de voz e função Eco-condução, que analisa o comportamento do motorista ao volante para uma maior economia de combustível.

Continua após a publicidade
renault-fluence (4)

Segurança para a família, perfomance para o condutor

No quesito segurança, o Fluence oferece uma sopa de letrinhas que abrange todo tipo de situação. Na versão Privilège, o controle de tração (ASR) mantém a aderência dos pneus em contato com o solo, enquanto o controle de estabilidade (ESP) ajuda a manter a trajetória em curvas de alta velocidade.

Já os freios anti-bloqueio ABS contam com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), para garantir que o condutor mantenha o controle mesmo em situações de emergência. O Fluence também pode ser equipado com até seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), e passa a oferecer o sistema ISOFIX para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Continua após a publicidade

O já reconhecido prazer ao dirigir é proporcionado pelo motor 2.0 16V Hi-Flex e o câmbio CVT X-tronic. Com duplo comando de válvulas no cabeçote, o propulsor gera 143 cv e 20,3 kgfm, oferecendo torque abundante em todos os regimes de funcionamento. Por seu lado, a transmissão de relações continuamente variáveis é suave e ao mesmo tempo espertíssima, pronta para extrair o melhor de cada pisada no acelerador.

Publicidade