Conheça os profissionais estreantes e suas ideias para a CASACOR Rio 2021

Fique de olho nos oito escritórios de arquitetura, design de interiores e paisagismo que participam pela primeira vez da mostra carioca

Por Redação Atualizado em 28 jan 2021, 10h12 - Publicado em 22 jan 2021, 17h22
elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes
André Nazareth/CASACOR

De jovens talentosos a profissionais já renomados no mercado. O grupo de estreantes nesta CASACOR Rio de Janeiro não poderia ser mais diversificado. São oito escritórios de arquitetura, design de interiores e paisagismo que participam pela primeira vez da mostra trazendo seu olhar criativo e diferentes estilos para esta 30ª edição, que acontece de 2 de março a 25 de abril, na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. Conheça um pouco mais o trabalho de cada um deles e suas ideias para o evento!

elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes fadul copello
Projeto de Anna Beatriz Fadul e Gregory Copello, da Fadul Copello Arquitetura. Divulgação/CASACOR

Anna Beatriz Fadul e Gregory Copello

A brasilidade é a marca do escritório Fadul Copello Arquitetura, da carioca Anna Beatriz Fadul e do baiano Gregory Copello. Sócios há três anos, os dois arquitetos buscam sempre trazer a personalidade do morador para seus projetos, mas com uma pegada contemporâneo-tropical. Estilo que poderá ser visto na Ótica da CASACOR Rio. O espaço criado pela dupla apresenta os óculos como verdadeiras obras de arte e tira partido do jardim, trazendo o verde para dentro do ambiente. “A casa é contemplativa desde o momento em que se abrem seus portões. Então, criamos um projeto que tem também um link com a arquitetura do casarão”, conta Gregory, que comemora a primeira participação na mostra: “CASACOR é uma vitrine incrível que oferece a possibilidade de consolidar nossa trajetória e um sonho para todos os arquitetos”.

Embyá Paisagens e Ecossistemas

Especializada em paisagismo ecossistêmico, a Embyá trabalha jardins de diferentes escalas: de apartamentos a grandes loteamentos sempre se preocupando não apenas com a composição das plantas e espaços, mas também com a qualidade do solo, a interação com a fauna e de que forma os usuários do espaço poderão interagir com a natureza. É essa expertise que o paisagista Duarte Vaz, sócio da empresa desde sua fundação há 11 anos e discípulo de Burle Marx, traz para o Jardim da Escultura, espaço que assina na CASACOR Rio. “Os jardins originais da casa são uma espécie de introdução daquela mata que circunda toda a região do Jardim Botânico, e com o mínimo de pressão e controle sobre a flora. Não há ali a intenção de domar a natureza, o que é bem interessante. Então, estamos tomando partido disso na nossa criação”, conta Duarte, mantendo um pouco do mistério sobre o que poderá ser visto na mostra.

elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes manu cardim e catarina gouvêa
Credito à Catarina Gouvêa Vieira e Manu Cardim, do Estúdio Manu+Ca. Divulgação/CASACOR

Estúdio Manu+Ca

O primeiro encontro profissional entre as designers de interiores Catarina Gouvêa Vieira e Manu Cardim foi na Azul Arquitetura, escritório de Lia Siqueira. E a sintonia foi tão grande, que mesmo seguindo “carreiras solos”, vez ou outra, as duas faziam parcerias em um projeto aqui, outro ali. Mas, por conta de sua participação nesta edição da CASACOR Rio, a dupla resolveu oficializar a união e criou o Estúdio Manu+Ca. O resultado a gente confere a partir do dia 2 de março no Lavabo e Galeria da Casa, que elas estão decorando para a mostra. “O lavabo já era muito charmoso. Nos apaixonamos quando vimos e quisemos muito fazer. É um desafio criar um projeto para um espaço com características tão especiais, e é um grande prazer saber que tudo será preservado”, destaca Manu.

elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes lucilla e renata
Projeto de Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha. Divulgação/CASACOR

Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha

Foi para trabalhar também com Lia Siqueira que a pernambucana Lucilla Pessoa de Queiroz se mudou para o Rio – depois de ser contratada por telefone. E ela desembarcou na cidade em meio aos preparativos para a CASACOR Rio 2000! Foram cinco anos com Lia e uma temporada na moda até que resolveu abrir seu próprio escritório de design de interiores. E foi para trabalhar lá, como estagiária de arquitetura, que Renata Caiafa Quintanilha chegou. Há sete anos, as duas se tornaram sócias. Nesse período, Lucilla, que já tinha a formação de designer de interiores, se formou também em arquitetura. Agora, em sua primeira participação na CASACOR Rio, a dupla faz o Café e traz um olhar criativo e lúdico para o espaço. “Quisemos ressignificar os utensílios relacionados ao café. Eles estarão por toda parte de maneiras inusitadas”, conta Lucilla, que terá ainda o auxílio luxuoso da ceramista Denise Stewart na criação de algumas das peças que serão utilizadas no ambiente.

elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes murad sarria
Crédito ao escritório Murad Sarrià Arquitetura. Divulgação/CASACOR

Murad Sarrià Arquitetura

Criado há apenas dois anos por dois jovens arquitetos cariocas, Jessica Sarrià e Murad Mohamad, o escritório chamou atenção em sua participação na CASACOR Minas Gerais 2019 com a OCA. O espaço de contemplação criado em parceria com a mineira Barbara Barbi se caracterizava por uma estrutura vertical com 420 ripas de metal oxidado montada em forma de caracol sobre um piso elevado que criava uma arquitetura orgânica. O sucesso foi tanto que a organização da mostra presenteou Belo Horizonte com a instalação que hoje está permanentemente no Parque Ecológico da Pampulha. Em sua primeira participação na mostra carioca, a dupla fica responsável pela criação da Joalheria e promete, mais uma vez, surpreender. “Estamos trazendo muitos objetos fluidos e apostando na arquitetura orgânica”, diz Jessica, sem dar muitos spoilers, claro.

Continua após a publicidade

Ricardo Portilho

Autodidata, o paisagista criou seus primeiros jardins ainda adolescente seguindo apenas a intuição. Ele tinha somente 14 anos quando quebrou sozinho o piso da casa da mãe para criar um jardim interno. Com a aprovação materna, partiu para os canteiros da residência e logo foi chamado por um vizinho, depois outro e outro… até que a rua de sua cidade natal, Governador Valadares, em Minas, ficou conhecida como a “rua verde”. A experiência mostrou que o gosto pelas plantas era a profissão certa e hoje Ricardo Portilho se divide entre Minas e Rio. Só o que faltava em seu currículo era a participação na CASACOR Rio, um sonho antigo que ele realiza agora assinando um belíssimo jardim com plantas tropicais da Mata Atlântica e um generoso bambuzal, além de peças de destaque como uma escultura de Cristina Motta e um banco de Noel Marinho. “Era um jardim já exuberante, mas que estava desconstruído. Estou trazendo harmonia e fazendo um jardim 360 graus”, revela.

elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes up3
Projeto do escritório UP3. Divulgação/CASACOR

UP3 Arquitetura

Há três anos e meio, os arquitetos Michelle Wilkinson, Thiago Morsch e Cadé Marino resolveram transformar a amizade em sociedade e abriram o escritório UP3. Desde então, conseguiram criar um estilo próprio que costumam chamar de escandinavo-carioca. “É industrial, mas não é frio. Tem uma arquitetura leve, limpa, mas com um pouco dessa bossa do Rio”, explica Cadé.

O trio traz esse estilo próprio para seu ambiente, uma casa construída em estrutura metálica em meio ao verde dos jardins da CASACOR Rio que apresenta uma proposta diferente para cada um dos espaços, baseada no uso. Lugar de receber, a sala de estar ganha um sofá que abraça; o banheiro é o espaço dedicado à renovação; e a cozinha sempre considerada o coração da casa, aqui ocupa o centro da construção para que tudo ocorra em volta dela. A casa já conquistou, inclusive, o selo de Casa Saudável do Health Building Certificate (HBC) – o mesmo conquistado por Duda Porto com sua Casa Lite na CASACOR SP, em 2019.

Vivian Reimers

Boliviana, a arquiteta e designer de interiores Vivian Reimers está em sua segunda temporada carioca – depois de um período vivendo em Lisboa, onde fez um doutorado em design. Mas seus trabalhos estão espalhados por muitos lugares: na Bolívia, em Lisboa, Berlim e, claro, em muitos apartamentos da Zona Sul carioca, onde vive atualmente. Adepta de um estilo contemporâneo, Vivian sonhava em participar da CASACOR Rio há tempos e comemora a estreia num momento tão desafiador. “Como moro em apartamento, durante todo o período de isolamento, senti muita falta do contato com a natureza. Chegar à casa e ver que meu espaço ficaria no meio do jardim com uma linda árvore no fundo foi um presente”, conta ela, que incorporou o verde ao projeto de sua Livraria.

elenco casacor rio de janeiro 2021 estreantes vivian reimers
Crédito à arquiteta e designer de interiores Vivian Reimers. Divulgação/CASACOR

Em sua 30ª edição, a CASACOR Rio de Janeiro terá, pela primeira vez, um formato híbrido, com uma versão presencial, de 2 de março a 25 de abril, que será focada na experiência de visita à casa: um palacete icônico no Jardim Botânico rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica; e uma versão digital, que vai privilegiar novos formatos e ampliar ainda mais seu público, que mesmo à distância, poderá explorar cada cantinho dos 38 ambientes – entre espaços, pátios e jardins – em um guia digital com vídeos interativos e tours 3D. Desta vez, a mostra reúne 57 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade