Artboard Created with Sketch.

Como ter um jardim vertical igual ao da Casa Cor SP 2015

A paisagista Chris Pierro, que assinou o ambiente Jardim das Casas, da Casa Cor São Paulo 2015, esclareceu as maiores dúvidas e separou dicas sobre jardim vertical

Com os espaços cada vez menores somado ao desejo de ter um jardim, vem se criando alternativas para deixar os lares mais verdes, aproveitando os mínimos lugares possíveis e existentes. O jardim vertical é uma ótima pedida para aqueles apaixonados por natureza e que moram em um local pequeno. Além do pouco espaço que ocupa, a maior parte desses jardins possuem sistema automatizado de irrigação, que previne o desperdício de água e otimiza o tempo.

Esse modelo de jardinagem foi tendência na Casa Cor São Paulo 2015 e esteve presente em diversos ambientes. A paisagista Chris Pierro, que assinou o Jardim das Casas, nos deu algumas dicas para quem deseja ter um jardim verticalizado, mas possui muitas dúvidas e não sabe como adaptá-lo em seu lar. Confira!

Por que devo escolher um jardim vertical? Os jardins verticais são uma ótima alternativa para locais onde, a princípio, não seria possível a introdução do verde, devido à redução dos espaços. Atualmente, a técnica é muito utilizada em ambientes internos e como alternativa para revestimento de muros e construções, independente do tamanho dos espaços; é um método muito utilizado. Com ele, conseguimos criar e transformar totalmente os ambientes.

Quais são os cuidados que devo ter? Escolha das espécies vegetais; observar as condições técnicas do local onde será instalado o jardim (luminosidade e condições climáticas,); irrigação e drenagem adequadas; manutenção periódica.

Quais espécies devo escolher? A escolha das espécies vegetais vai depender do local onde o jardim vertical será instalado, lembrando que itens como luminosidade, condições climáticas, umidade do ar, temperatura, devem ser estudados para a criação otimizada do jardim.

O jardim vertical não causa infiltração na parede? O local onde será instalado deve receber tratamento para prevenir infiltração. Geralmente, dependendo da técnica utilizada para o jardim vertical, o espaço deverá ser preparado com impermeabilização adequada.

Qual o tamanho ideal para se ter um jardim vertical? Não existe um limite de tamanho para um jardim vertical, o que acho ótimo: quanto mais verde melhor! Além de contribuir para redução de temperatura, isolamento acústico, a técnica de jardim vertical contribui para atrair a flora e fauna local. O importante é a criação do projeto de paisagismo, onde o jardim vertical estará inserido e totalmente em harmonia com todo o jardim ou espaço onde será implantado.

Para se inspirar, separamos os jardins verticais que deram charme e vida aos ambientes da mostra paulista como você pode confirir na galeria acima.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.