Continua após publicidade

Bertolucci lança coleção 2016 e traz parcerias especiais

Bertolucci lança coleção 2016 e traz peças feitas por Fernanda Yamamoto, Atelier Bam e Oswaldo Mellone

Por Camila Boni
Atualizado em 3 mar 2017, 16h06 - Publicado em 6 out 2015, 17h00

Em 2016 a Bertolucci completa 60 anos e para comemorar ela decidiu fazer um projeto especial: Lançar uma nova coleção, trazendo parcerias com nomes criativos como a estilista Fernanda Yamamoto, o escritório de arquitetura e design Atelier BAM e o designer Oswaldo Mellone. “As colaborações que buscamos para a linha 2016 refletem o momento de nossa marca: produzir em casa favorece nossas possibilidades, o que nos permite uma amplitude de opções. O resultado é uma coleção multicultural, que dialoga com a moda, arquitetura e design sem perder nossas características essenciais, como a artesanalidade e as referências urbanas”, adianta a proprietária Eneida Bertolucci.

Oswaldo Mellone

Lumin†ria Leonardo - Designer Oswaldo Mellone para Bertolucci

O designer Oswaldo Mellone assina para a coleção 2016 da Bertolucci a luminária de mesa Leonardo, uma peça articulada com diversas possibilidades de ângulos de iluminação. Seu corpo, combinando madeira e aço, é dobrável e giratório, oferecendo diferentes efeitos de luz na mesa de trabalho. Os tons da cúpula de aço conferem um caráter imponente à criação. O próprio designer explica sua inspiração: “Sempre fui fascinado pelos desenhos e máquinas de Leonardo da Vinci. A complexa geometria e os matérias escancarados, ao contrário tecnológico de hoje, que visa camuflar o funcionamento dos produtos”.

 

Atelier BAM

Continua após a publicidade

Os arquitetos Juliana Bertolucci e Clément Gérard, nomes por trás do Atelier BAM, trazem para a coleção 2016 duas linhas, Nitens e 85g.

Nitens: em latim “aquele que brilha” foi inspirada na técnica artesanal do capim dourado. A técnica tradicional indígena é adaptada ao caráter único das rebarbas de latão. As sobras descartadas no processo de repuxo de latão no torno são reaproveitadas e trançadas individualmente. Para se ter uma ideia do reaproveitamento, na coluna são usados cerca de 500m de sobras de fio.

85g: a linha dialoga com a quantidade de emissão de CO2 na atmosfera. O resultado forma um conjunto que representa uma escala revelando a natureza de cada material e sua transformação. 85g é a quantidade de gás carbônico gerado do disco de metal, cerâmica ou madeira nessa linha em seus diferentes tamanhos.

 

Fernanda Yamamoto

Com um estilo único que combina processos artesanais, materiais nobres e modelagem especial, a estilista aposta no conceito de “vestir a casa” para sua parceria com a Bertolucci. Ela traz a coleção Quadrados, trabalho já consagrado em seus vestidos e ganhador do prêmio MCB na categoria têxteis, com uma costura sobre uma delicada tela pontuada com formas geométricas, criando composições que mexem com os conceitos de leveza, luz e sombra. “São universos que conversam muito bem – as luminárias têm a mesma produção artesanal e a exclusividade das minhas roupas”, comenta a estilista.

 

Publicidade