A CASA COR SC 2016 ocorrerá na histórica casa de Oswaldo Cabral

A emblemática mansão que pertenceu ao historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, em Florianópolis, possui estilo neocolonial espanhol e grande parte de sua estrutura original

Por Alex Alcantara Atualizado em 3 mar 2017, 16h09 - Publicado em 6 set 2016, 16h45
casarao-casacorsc2016 (5)

Marcada pelo estilo neocolonial espanhol, está a emblemática casa do historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, no Centro de Florianópolis. O casarão foi construído entre as décadas de 1940 e 1950 e até hoje possui suas características originais, como as volutas – formas em espiral que lembram caramujos; e as colunas retorcidas. O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, em 1898, por iniciativa dos familiares de Cabral, que lutaram para que a prefeitura não derrubasse a fachada em prol do alargamento da Rua Esteves Júnior, e, no final das contas, conseguiram manter tudo de pé.

casarao-casacorsc2016 (1)

“As portas têm vãos bem feitos, com 2 m de altura e caprichosas bandeiras de vidro que oferecem a luminosidade necessária para a casa”, descreveu a arquiteta Lilian Mendonça, consultora em patrimônio histórico e cultural e curadora do imóvel onde vai ser realizada a mostra.

casarao-casacorsc2016 (4)

Pensando na importância histórica da mansão, os franqueados da CASA COR Santa Catarina 2016, Francis Nessi Bernardo e Luiz Bernardo, escolheram o imóvel para ser sede da mostra neste ano. Com isso, absorveram a responsabilidade de manter sua estrutura original e trazer todo o charme, modernidade e sofisticação que o evento tem. 

casarao-casacorsc2016 (6)

Para entrelaçar o passado com o presente e resgatar tambéma memória do local, está sendo feito um trabalho de prospecção estratigráfica que ajuda os profissionais a desvendarem as cores originais da edificação. Com isso, foi descoberto, por exemplo, que originalmente as paredes da casa eram brancas; as janelas, azuis e os parapeitos, na cor cinza. 

casarao-casacorsc2016 (2) casarao-casacorsc2016 (3)

Outro ponto que será valorizado através de uma intervenção de projeto luminotécnico, será o forro de cada ambiente, que possuem diferenças de níveis, desenhos de estrelas e outras formas que despertam e encantam quem visita a casa.

Continua após a publicidade

A CASA COR Santa Catarina 2016 ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 4 de dezembro. 

SERVIÇO CASA COR SANTA CATARINA 2016

Quando? 

De 23 de outubro a 4 de dezembro de 2016

Onde?

Casa Dr. Oswaldo Cabral – Rua Esteves Jr, nº 546 – Centro – Florianópolis  

Continua após a publicidade
Publicidade