Artboard Created with Sketch.

A CASA COR Minas 2016 terá uma casa pré-fabricada!

Com uma proposta inovadora e ousada, a mostra mineira vem quebrar os paradigmas de que casas industrializadas possuem padrões inferiores de acabamento e estética

Casa Laminus - BCMF - CASA COR Minas Gerais 2016

 (/)

A CASA COR Minas Gerais está prevista para ocorrer entre os dias 22 de agosto e 27 de setembro e já vem cheia de novas ideias, tendências, novidades e quebra de paradigmas. Uma das grandes notícias é uma casa da mostra, que levará assinatura do escritório BCMF Arquitetos. Trata-se de um projeto inovador e ousado: os profissionais farão uma casa industrializada para a edição.

“Casas industrializadas ou pré-fabricadas não gozam exatamente de uma boa reputação. Em alguns condomínios fechados, essas estruturas são, inclusive, proibidas já que usualmente são associadas a materiais baratos, com padrões inferiores de acabamento, estética e durabilidade, salvo raríssimas exceções”, explicam.

Porém, o grande desafio do escritório será se aventurar nessa empreitada e trazer um modelo com novas propostas e possibilidades de utilização de elementos industrializados e pré-fabricados. A BCMF trabalhará na implementação de um sistema construtivo desenvolvido pela Laminus Engenharia.

A Casa Laminus terá 230 m², distribuídos em apenas um pavimento. Serão três suítes ao todo (sendo uma de casal, com o dobro do tamanho das demais), sala de TV, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, lavabo, um mini-escritório, piscina e uma garagem com capacidade para quatro carros. O modelo será composto basicamente por oito componentes (ou módulos) de tamanho padronizado (7 x 3 x 3m), que serão completados por outros componentes menores e articulados de acordo com a geometria e orientação do terreno. Varandas, terraços, piscina, pérgulas e esquadrias amplas e recuadas ajudam a criar áreas de transição e integrar o interior ao paisagismo.

“Para qualquer arquiteto, ter um projeto construído é sempre uma satisfação. Nesse sentido, encaramos o evento da CASA COR Minas como uma oportunidade única para investigar e materializar temas que nos interessam de alguma forma. Para nós da BCMF, que temos trabalhado nos últimos anos principalmente em projetos de grande porte e complexidade, que demoram anos para serem construídos, é um prazer adicional ver um projeto sair do papel de forma quase instantânea”, destaca Bruno Campos, da BCMF Arquitetos.

Os espaços internos serão organizados em seqüência linear a partir da entrada principal. Os afastamentos entre os blocos serve para estabelecer uma setorização clara e garantir luz natural, circulação ar e a privacidade entre os “setores”, criando também mini-pátios que se abrem para os banheiros dos quartos. O protótipo combinará materiais tradicionais (concreto, madeira, alumínio, vidro) com uma estética contemporânea, de geometria rigorosa, mas com arranjo despojado e informal.

A casa será construída na Alameda das Latânias, 30 – São Luiz – Pampulha – Belo Horizonte. Além dela, já existe uma casa convencional dentro deste terreno e praticamente 70% da CASA COR Minas estará concentrada nela.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.