5 plantas diferentes e inovadoras para cultivar em casa

Conheça espécies diferentes para se ter em casa que trazem harmonia e um toque inovador para dentro do espaço!

Por Yeska Coelho Atualizado em 26 ago 2021, 17h34 - Publicado em 27 ago 2021, 15h00
Plantas diferentes
Divulgação/CASACOR

As plantas são verdadeiras aliadas da decoração de interiores por darem um toque natural ao décor. Em ambientes em que se deseja explorar mais a extravagância, sem abrir mão da sofisticação, contar com plantas diferentes – de espécies únicas que poucos conhecem – pode ser uma boa aposta.

Com a pandemia do coronavírus em 2020, as pessoas passaram a procurar mais pela natureza para trazer aconchego aos seus lares. Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), alguns produtores chegaram a registrar aumento de até 20% nos negócios desse setor neste ano.

Algumas espécies tradicionais como costela-de-adão e orquídeas são bastante procuradas e queridas, mas existem outras tantas espécies lindas e pouco exploradas em ambientes internos. Para apresentar novas ideias de plantas diferentes, a florista parceira da Flores Online, Juana Martinez, separou 5 espécies que são ótimas para se ter em casa ou no jardim. Confira a seguir!

1- Suculenta Rosa de Pedra

 

echeveria
Divulgação/CASACOR

A rosa de pedra é também chamada de Echeverría e é um dos tipos de suculentas mais bonitos para decoração de jardins e varandas. O formato da planta se assemelha ao de uma rosa tradicional com um coração no centro e é graças a esse detalhe delicado que elas se destacam em ambientes dentro do lar.

Os cuidados com essa espécie não são tão diferentes do cultivo de qualquer outra suculenta. É importante dosar a quantidade de água e não deixar excesso no vaso para não apodrecer as raízes. O ideal é permitir que a planta receba luz direta pela manhã e no fim da tarde para que suas rosetas cresçam mais saudáveis.

2- Begônia Beleaf

 

Begonia
Pinterest/CASACOR

A Begônia Beleaf é uma planta tropical que pode ser considerada como uma “shower plant” por apreciar locais úmidos – ainda assim não é indicado encharcá-la para evitar a presença de fungos. Suas folhas que mesclam o verde e o rosa trazem um charme todo especial para a decoração.

“Lesmas, caracóis e besouros podem atacar sua begônia, por isso fique atento a marcas de mordidas nas folhas. A catação manual desses bichinhos é suficiente para manter a sua planta linda e saudável”, afirma Juana Martinez.

Continua após a publicidade

3- Planta Armadilha de Vênus

 

Armadilha de vênus
Pixabay/CASACOR

A Armadilha de Vênus é uma das plantas diferentes mais interessantes da nossa seleção. Ela é uma das espécies carnívoras mais conhecidas para ser cultivada em casa e requer cuidados mais específicos, porém fáceis de serem seguidos: a planta deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, no máximo.

Não é recomendado separar insetos ou pedaços de carne para ela, o ideal é deixar que a própria planta se alimente, mas você pode ajudá-la colocando uma fruta próximo, como uma banana ou maçã.

É importante saber que durante o inverno as Vênus entram em período de dormência e devem ser mantidas em uma região mais fresca, com temperaturas de 4 a 12ºC – pode ser inclusive na geladeira, desde que sejam tomados todos os cuidados para evitar o ressecamento.

4- Peperômia

 

peperomia
Pinterest/CASACOR

Você já ouviu falar na Peperômia? Ela é uma das plantas diferentes que com certeza vale a pena ter dentro do lar por ser bastante delicada e de fácil manutenção. Segundo a especialista, é uma espécie bastante popular entre jardineiros iniciantes.

Um dos principais cuidados necessários com a planta é em relação a entrada de sol, já que ela pode se queimar com facilidade. Outro ponto de atenção é em relação à rega. “O excesso de água pode acabar comprometendo as raízes, fazendo com que a planta apodreça. Caso note que as folhas estão caindo, é sinal de que o vaso está muito molhado. Nesse caso, remova a planta, substitua o substrato por outro mais seco e replante-a”, explica Martinez.

5- Palmeira azul

 

Palmeira azul
Leroy Merlin/CASACOR

A Palmeira Azul é uma planta robusta pertencente à família Arecaceae, nativa de Madagascar. A planta pode chegar até 12 metros de altura e é uma espécie bastante ornamental. Por essa razão, ela é indicada para compor jardins e áreas externas.

Para essa planta, é importante manter as regas regulares e deixá-la em pleno sol, lembrando que, apesar de ser altamente tolerante ao calor, em relação ao frio ela suporta o inverno de até 10°C.

Continua após a publicidade
Publicidade