O escritório de Paisagismo Burle Marx assina o projeto do jardim e área externa da Suíte da Mulher, de Gisele Taranto
Atualizado em 17 fev 2020, 16:47 - Publicado em 29 out 2018, 18:17
(André Nazareth/)
O blog A Cor da Casa destaca hoje o belo projeto de paisagismo na área externa da Suíte da Mulher, da arquiteta Gisele Taranto, assinado pelo Escritório de Paisagismo Burle Marx na CASACOR Rio de Janeiro 2018. O escritório mantém os conceitos de Roberto Burle Marx, que acreditava no design paisagístico como uma forma de arte. O paisagista icônico propôs um novo estilo de composição, associando uma abordagem plástica de forte viés artístico com o uso de plantas nativas de cores fortes e vivas, tirando partido de suas características intrínsecas, tais como: volume, forma e textura.
Atualmente, o escritório é coordenado pela terceira geração de arquitetos paisagistas – Isabela, Julio e Gustavo –, que possuem ampla experiência nacional e internacional, e preservam os conceitos criativos de Haruyoshi e Burle Marx. Isabela Ono, atual diretora geral, e seus sócios Gustavo Leivas e Julio Ono, assumiram a direção da empresa em um processo que já havia se iniciado de maneira natural e gradual, através do convívio diário e desenvolvimento de projetos paisagísticos em conjunto com Haruyoshi durante os últimos anos.
No projeto para a Suíte da Mulher, a vegetação tropical envolve propositalmente, de forma densa, todo o entorno da área externa, criando um terraço com jardim intimista e de pedra existente, integrando-a de forma sutil ao ambiente. O som do movimento da água reforça essa atmosfera relaxante, valorizando ainda mais o espaço. O uso de alguns grupos vegetais junto à pedra, traz para o jardim uma referência do costão rochoso existente na paisagem carioca.
O piso cinza e neutro amplia o espaço de estar, que é composto com o mobiliário de design nacional premiado: uma mesa e quatro cadeiras baixas em madeira certificada, que podem assumir configurações distintas no espaço, separadas ou juntas, reforçando assim o conceito de "casa ninho".
Em contraponto à vegetação densa em tons de verde, ao espelho d´água em preto e a rocha, o projeto paisagístico insere uma peça artística em formato de banco, que dialoga com a tensão entre o artesanal e o tecnológico, o barroco e o moderno.
O banco artístico foi todo confeccionado com as peças originais desenhadas por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono, no final dos anos 1980, usando uma paleta de cores quentes (amarelos, laranjas e vermelhos) e cores frias (tons de azul e pistache). Este material foi desenvolvido tanto com desenhos de painéis inteiros como com séries avulsas, que são as selecionadas pelos paisagistas Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas para uma releitura contemporânea dos mestres e da época. Essa peça multicolorida se opõe e dialoga com o conceito intimista do jardim, remetendo à proposta de uma mulher moderna, empoderada e dona do seu espaço; conceito proposto pela arquiteta Gisele Taranto para o ambiente.
SERVIÇO CASACOR RIO DE JANEIRO 2018 QUANDO? De 18 de setembro a 4 de novembro de 2018 Terça a sábado, das 12h às 21h; Domingo, das 12h às 20h.