As 5 melhores flores para cultivar na varanda!

Para decorar a varanda perfeitamente, entenda quais são as melhores espécies de flores para embelezar seu ambiente

Por Redação Atualizado em 26 jan 2022, 09h41 - Publicado em 26 jan 2022, 11h00
casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna luiza rothier varanda casal
Varanda do Casal, por Anna Luiza Rothier. CASACOR Rio de Janeiro 2021. Denilson Machado/CASACOR

A varanda é, naturalmente, um lugar de contemplação no lar, um ambiente para relaxar no fim de tarde, ler um livro, reunir-se com a família e bater um papo. E nada melhor para decorar este ambiente do que flores e plantas.

De acordo com Juana Martinez, florista parceira da Flores Online, o contato com plantas traz inúmeros benefícios à vida cotidiana. “Preencher um ambiente com a vida das plantas tem o poder de nos pacientar, reduzindo o stress além de respirarmos um ar mais puro envolto a muita aurora”, afirma.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna luiza rothier varanda casal
Varanda do Casal, por Anna Luiza Rothier. CASACOR Rio de Janeiro 2021. Denilson Machado/CASACOR

Antes de tudo, porém, é fundamental entender quais espécies mais se adequam a esse tipo de local. “Estar atento às condições do local também são fundamentais para não agredir as flores: observar as condições de luz, circulação de vento e entender sobre sua manutenção são aspectos importantes para florescer ainda mais o seu jardim na sacada”, completa.

A seguir, listamos as 5 principais flores para se cultivar na varanda, confira!

1. Gerânio

 

flores para cultivar na varanda gerânio
Reprodução/CASACOR

Gerânios, ou sardinheiras, são plantas com flores extremamente atraentes de cores fortes e vivas, que casam perfeitamente com o cenário de varanda. De fácil cultivo e aroma muito agradável, elas também são muito resistentes e florescem no verão.

2. Petúnia

 

flores para cultivar na varanda petunia
Reprodução/CASACOR
Continua após a publicidade

Sua altura pode variar entre 30 a 50 centímetros: esta é a petúnia, flor que cresce formando aglomerados e é ideal para colocar em vasos em jardins de varanda. As flores podem ser de bordas lisas ou onduladas; além disso, elas podem ter um aroma marcante.

3. Zinnia

 

flores para cultivar na varanda zinnia
Reprodução/CASACOR

Flor de muita presença, podendo medir entre 15 a 90 centímetros de altura, a zinnia é uma flor grande de cores intensas, em geral tons avermelhados, amarelos e rosados. Elas podem ser simples, duplas ou bicolores. E um ótimo ponto positivo: a zinnia é bem conhecida por atrair borboletas.

4. Orquídea

 

flores para cultivar na varanda orquídea
Reprodução/CASACOR

As orquídeas são famosas e bem populares. Por possuírem variadas formas, tamanhos e cores – o que casa perfeitamente com o cenário de varanda –, as orquídeas podem florescer até três vezes ao ano. Na natureza, elas se propagam e se reproduzem basicamente por sementes.

5. Ametista

 

flores para cultivar na varanda ametista flor
Reprodução/CASACOR

Eternizada em Teresinha de Chico Buarque, a ametista se caracteriza por florescer durante o ano todo, além de ser resistente ao vento e ao frio, e conta com folhas perfumadas que se destacam.

Continua após a publicidade

Publicidade