Continua após publicidade

Varanda Social: contemplação, introspecção e celebração na CASACOR Paraná

Os arquitetos Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhul criaram o primeiro ambiente do circuito da mostra pensando na muitas facetas de seu ocupante

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 18 fev 2020, 07h48 - Publicado em 18 jun 2018, 16h18
(Viih Sonnenstrahl/CASACOR)

É muito fácil recorrer a clichês quando se trabalha em espaços de funcionalidade pouco clara, como a varanda. Criar um ambiente autêntico e confortável em uma área estreita da mansão sede da mostra foi o desafio da dupla de arquitetos Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhul para a CASACOR Paraná 2018. O espaço assinado pelos profissionais foi a bela Varanda Social.

(Reprodução/CASACOR)

A varanda abraça a mansão sede da mostra em três eixos. Aproveitando essa lógica espacial, o projeto foi concebido em setores, cada um com sua particularidade, porém unidos pela linguagem estética: contemplação, introspecção e celebração. Como o tema de 2018 da CASACOR é A Casa Viva, a Varanda Social se coloca como a arquitetura que está moldada na humanidade, no ocupante.

(Eduardo Macarios/CASACOR)

Preparada para receber as pessoas em diferentes momentos emocionais, ela acompanha as mudanças dos habitantes contemplando suas necessidades. Essa dinamicidade de funções a transforma em um espaço verdadeiramente vivo.

A proposta teve como base criar um ambiente como extensão das áreas sociais internas da casa.

Ricardo Makhoul

Como a largura era reduzida, o mobiliário é composto por peças soltas na circulação e grandes aparadores de quartzito fixo, que representam um elemento concreto de união entre os setores. Multifuncional, ele funciona vezes como apoio de bancos, lareira ou nicho para objetos. Grandes nomes do design brasileiro, curados criteriosamente, marcam presença no local.

(Viih Sonnenstrahl/CASACOR)

Ali, os visitantes encontram a poltrona Kilin e banco Mocho do mestre Sergio Rodrigues, as poltronas Estrela de autoria do Estúdio Campana, as Bird Houses de Design Lattoog, sofás Capadoccia, e bancos Ayty e Birillo da premiada grife Saccaro. A paleta de cores é predominantemente em tons madeira, que contrastam com o grafite das paredes e o branco dos objetos em quartzito.

(Viih Sonnenstrahl/CASACOR)

O objetivo da Varanda Social é oferecer um resgate de valores e convívios por meio da arquitetura, despertando a nostalgia, mas apresentando novas soluções e propostas.

(Gazeta do Povo/CASACOR)

SERVIÇO CASACOR PARANÁ 2018

QUANDO?

De 12 de maio a 1º de julho de 2018

Horários:

Continua após a publicidade

De terça a sexta-feira das 15h às 21h

De sábado e feriados das 13h às 21h

Domingo das 13h às 19h

ONDE?

Continua após a publicidade

Mansão na Rua Sergio Pereira da SilvaRua Sergio Pereira da Silva, 10 – Pilarzinho, Curitiba – PR

QUANTO?

Entrada inteira: R$ 50

Meia-entrada: R$ 25

Continua após a publicidade
Publicidade