Está chegando ao fim a 31ª edição da
CASACOR Rio: um evento, que mais uma vez, apresentou as principais tendências do morar, especialmente com as mudanças trazidas pelo pós-pandemia. Principal palco todos os anos de novidades em obras de arte e design, lançamentos de mobiliário e produtos para a casa, a CASACOR Rio atraiu
mais de 30 mil pessoas para a
Residência Brando Barbosa, onde se hospedou nos últimos dois meses.
Mas a economia em torno do evento
vai muito além disso: a mostra gera um aquecimento nas vendas do setor varejista de decoração que permanece por até três meses após o fim do evento. Afinal, tudo o que é exposto em seus ambientes se transforma em
objetos de desejo do consumidor. Não à toa, o crescimento estimado em relação à edição carioca de 2021 é de 10%, já que a previsão é de que o evento movimente cerca de R$ 10 milhões no total – desde os meses de produção até o fim desta edição, no próximo dia 26.
Só o investimento dos arquitetos na montagem dos ambientes deve ultrapassar 6 milhões de reais, tomando-se como base que cada uma das
43 equipes de profissionais vai investir cerca de R$ 150 mil em seus espaços com mão-de-obra, material e execução do projeto. Isso sem contar o
volume de negócios gerados com o empréstimo de móveis, objetos, luminárias, revestimentos e afins, que costuma incrementar as vendas do setor em cerca de
15% durante e após o período de montagem da CASACOR Rio: u
m crescimento que se torna ainda mais relevante se levarmos em consideração que o setor de decoração foi um dos poucos a crescer durante a pandemia. A indústria moveleira, por exemplo, aumentou em 176% seus investimentos em produção em relação a 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel). Justamente para dar conta da alta demanda, que levou à falta de muitos materiais ao longo de 2020. (André Nazareth / CASACOR)
Entre os arquitetos cariocas, é quase unanimidade: a procura por
reformas e
decoração levou a um
aumento de até 50% no número de projetos em andamento nos escritórios cariocas. Já no CasaShopping, maior shopping de decoração da América Latina, as vendas cresceram
40% nos últimos dois anos.
Economia criativa e projetos sociais
Outra tradição já consolidada da
CASACOR Rio são os
eventos beneficentes realizados na véspera da abertura oficial. É como um
preview para convidados – todos pagantes – com
renda revertida para projetos sociais diversos. Este ano, foram arrecadados R$ 250 mil, que foram divididos por três instituições:
Banco da Providência,
Rio Inclui e
Associação Criança Responder.
Números da CASACOR Rio 2022
R$ 10 milhões – é o que movimentou a CASACOR Rio em 2022.
2.000 – empregos diretos e indiretos foram gerados nos seis meses de produção do evento.
R$ 6 milhões – é o investimento de arquitetos, decoradores e paisagistas na montagem de seus ambientes (incluindo investimentos de fornecedores, apoios, permutas de produtos, restauro do imóvel etc).
CASACOR Rio 2022: A casa como um 'Infinito Particular'
Um instituto cultural de portas abertas: para as artes, a cultura, os visitantes, a cidade. Foi essa a proposta da 31ª edição da
CASACOR Rio, que chega ao fim no próximo dia 26 de junho. Desta vez, os 62 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas participantes trouxeram
um novo olhar, mais contemporâneo, para a icônica
Residência Brando Barbosa, localizada no Jardim Botânico e cercada por
12 mil m² de Mata Atlântica. Uma proposta que encaixou perfeitamente com o tema nacional de CASACOR 2022, “
Infinito Particular”, que permite aos profissionais apresentarem
soluções diversas e plurais para uma casa com alma, hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade.