O escritório de arquitetura britânico Rogers Stirk Harbour + Partners concluiu o terminal policromático e modular do aeroporto Aile Est em Genebra, na Suíça. Composto por dois andares, o Aile Est atende seis estandes de aeronaves existentes no aeroporto internacional, além de instalações de embarque, desembarque e salas VIPs.
O terminal se distingue por sua forma estreita e alongada, descrita pelo escritório como um "paralelogramo extrudado" para maximizar a luz do dia no interior, reduzindo a demanda por iluminação artificial.
Aile Est tem uma estrutura modular que se repete, com seis portões construídos a partir de quatro módulos de 20 metros de comprimento. Concebida como um kit de peças, esta estrutura permite que o edifício seja facilmente desmontado, reciclado ou ampliado no futuro. Foi ela também quem ajudou a reduzir o desperdício durante a construção.
Os passageiros são recebidos por grandes extensões de vidro que observam os pilotos que se preparam para a partida e mais adiante para as Montanhas do Jura. A orientação dos passageiros dentro do aeroporto também é ajudada pelos tetos e assentos coloridos, que quebram a repetição estrutural e distinguem um portão do outro.
"Um aeroporto pode ser um ambiente estressante, principalmente se não tiver certeza de onde fica o portão de embarque ou quanto tempo levará para chegar lá", disse Douglas Paul, parceiro associado do escritório.
Para evitar o superaquecimento e o brilho solar das grandes extensões de vidro, os núcleos de serviços e escadas são projetados para sombrear o edifício em conjunto com persianas fixas. As janelas também são de vidro triplo e têm revestimentos incolores que ajudam a maximizar a luz do dia. De acordo com o escritório, o terminal foi projetado para produzir mais energia do que consome usando fontes de energia renováveis no local, como painéis fotovoltaicos e pilhas geotérmicas.