CASACOR
Sustentabilidade

Madeira de barcos e materiais de pesca viram mobiliário escultórico

Conheça o trabalho do artesão Elias Lanzarini, que nos prova que é possível transformar materiais descartados em móveis para o lar

Por Redação

Atualizado em 13 dez 2024, 11:51 - Publicado em 16 dez 2024, 15:00

03 min de leitura
Poltrona San Diego do artesão gaúcho Elias Lanzarini.

Poltrona San Diego do artesão gaúcho Elias Lanzarini.(Lucas Reitz/)

Do mar para um florido jardim: as peças criadas pelo artesão gaúcho Elias Lanzarini são produzidas a partir da sua relação com o mar no litoral catarinense. O profissional resgata os materiais das mesmas águas que admira, reaproveitando a madeira de barcos avariados – deixados pelos antigos proprietários à deriva – que teriam como destino o descarte.
Cadeira Carijó do artesão gaúcho Elias Lanzarini.
(Lucas Reitz / CASACOR)
Premiado na primeira edição do ELLE DECO International Design Awards, em 2023, com a peça Rainha do Mar, uma homenagem a Yemanjá, três criações do artista fornecidas pela Autoria Design, ficaram em exposição no ambiente Jardim Raízes. O projeto é do arquiteto e paisagista Rodrigo Gheller à frente do escritório Terraço Arquitetura da Paisagem, na CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2024.
Banco Casaria do artesão gaúcho Elias Lanzarini.
(Lucas Reitz / CASACOR)
A poltrona San Diego, feita de materiais reutilizados de pesca convida ao contato e ao descanso em meio à natureza. Mais dois núcleos de estar compõem o espaço com a cadeira Carijó e o banco Casaria feitos por Elias a partir do mesmo processo sustentável. O trabalho de Elias exemplifica como o design pode abraçar múltiplos aspectos sustentáveis, sem abrir mão da beleza e funcionalidade, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e contribui para a preservação do planeta, que tanto necessita de nossa atenção.