Hotel sustentável na Colômbia é feito com tijolos de terra compactada
Cannúa fica na Cordilheira dos Andes colombiana e seus tijolos foram moldados e cozidos no sol local da região
Por Redação
Atualizado em 21 dez 2023, 09:42 - Publicado em 14 dez 2023, 18:00
05 min de leitura
(Divulgação/CASACOR)
Situada no coração dos Andes colombianos, a 40 minutos do aeroporto de Medellín, a Cannúa é a primeira pousada ecológica de alto padrão, sustentável e responsável do país. O hotel foi projetado com base nos princípios da permacultura e é repleto de hortas orgânicas e restaurantes sofisticados.
Imersa na biodiversidade da Colômbia, a propriedade dispõe de 18 quartos, incluindo seis cabañas e duas suítes junior, além de spa, bar e restaurante.
Cannúa é também o primeiro hotel do mundo construído com tijolos de terra compactada: uma equipe de engenheiros foi convocada para desenvolver uma técnica moderna – baseada em processos milenares da região – e construir a pousada de forma sustentável. Os tijolos foram moldados e cozidos ao sol no local, poupando a necessidade de caminhões e outras máquinas pesadas.
A construção de tijolos de terra do hotel é energeticamente eficiente, absorvendo calor durante o dia e libertando-o à noite, o que quase elimina a necessidade de aquecimento e resfriamento. Outros atributos sustentáveis incluem o uso exclusivo de água da chuva na operação do hotel e o cultivo de alimentos com adubo de cozinha.
O restaurante tem como foco resgatar sabores perdidos da Colômbia: chefs colhem vegetais das hortas orgânicas do hotel e utilizam plantas comestíveis não tradicionais – consideradas por muitos como ervas daninhas –, que trazem sabores surpreendentes.
Cannúa também está reflorestando ativamente a sua área utilizando permacultura, sem produtos químicos, com o objetivo de ajudar a regenerar ecossistemas naturais e se tornar carbono negativo. A região onde está localizado – Antioquia – é uma áreas com grande biodiversidade de aves, com muitas espécies endêmicas de pássaros, árvores e anfíbios que só podem ser encontradas lá.
Três quartos da propriedade Cannúa são designados como floresta protegida e 100 espécies de pássaros vivem na propriedade. Trilhas pré-hispânicas foram preservadas no entorno: construídas por povos indígenas há centenas de anos como rota comercial e posteriormente utilizadas por importantes aristocratas e soldados espanhóis, os hóspedes podem fazer caminhadas guiadas para conhecer essa história e visitar a cidade vizinha.