Ainda que seja muito simples construir uma composteira caseira, o impacto ambiental é grande! Confira como criar uma com as dicas de Cristal Muniz:
Atualizado em 26 mar 2021, 20:50 - Publicado em 18 mar 2021, 09:00
(Reprodução/)
Quando se trata de resíduos orgânicos, o desafio é outro. Diverso de plástico e papel, que podem ser reciclados, o destino dos orgânicos é mais tratado de outra forma: exige decomposição e a partir dela serão utilizados como adubo para hortas e jardins.
É aqui que entram as composteiras, dispositivos que podem ser feitos em casa e que dão o destino correto e ecológico aos resíduos domésticos da cozinha, contribuindo de forma sustentável com o meio ambiente.
Na CASACOR São Paulo 2018, composteiras foram usadas para reaproveitar os resíduos orgânicos gerados pelos bares e restaurantes da mostra. Essas composteiras produziram três toneladas de adubo, que foram distribuídos aos visitantes. Marcelo Rosenbaum, um renomado nome no design contemporâneo, foi um dos pioneiros a adotar esse sistema em sua casa. Ainda que seja muito simples construir uma composteira doméstica, o seu impacto positivo no meio ambiente é grande. Cristal Muniz, blogueira e autora do livro Uma vida sem lixo, explica o passo a passo para começar a fazer sua própria compostagem! Confira:
A composteira é, basicamente, um recipiente de decomposição, porém, não são todos os materiais orgânicos que podem ser colocados nela. Restos de alimentos, talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café são muito bem-vindos, assim como folhas e grama fresca e alimentos cozidos em pequenas quantidades. Carnes e fezes de animais podem gerar mal cheiro e contaminação do adubo.