Continua após publicidade

Stockholm Design Lab cria nova identidade visual para Prêmio Nobel

O estúdio sueco desenvolveu logo, esquema de cores, tipografia e conceito das plataformas online para que elas unificassem as diversas instâncias da marca

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h44 - Publicado em 18 dez 2018, 16h43

O Prêmio Nobel é um conjunto de seis honrarias anuais – Química, Literatura, Paz, Física e Fisiologia e Medicina – entregue para reconhecer o trabalho de pessoas e instituições cuja contribuição para a sociedade é considerada notável. Os vencedores recebem uma quantia em dinheiro US$ 1.110.000, um diploma e uma medalha feita com ouro 18 quilates revestida de ouro 24 quilates. O design da medalha original (de 1901) foi a inspiração para o Stockholm Design Lab criar a nova identidade visual do prêmio: seu logo, esquema de cores, tipografia e conceito das plataformas online. O objetivo da mudança era unificar, visualmente, todas as instâncias que envolviam a marca.

Publicidade
(Reprodução/CASACOR)

A fonte principal desenvolvida foi batizada Alfred Sans, uma homenagem ao fundador da premiação, Alfred Nobel; a fonte secundária foi chamada Alfred Serif. “Ambas as fontes são projetadas para se encaixarem e se complementarem, tanto funcional quanto esteticamente, com foco na legibilidade e, assim, garantindo o uso a longo prazo”, disse o estúdio. Geométricas e simples, com um toque de Art Noveau, as letras garantem um requisito imprescindível para o Prêmio Nobel, a atemporalidade.

Continua após a publicidade
(Reprodução/CASACOR)

Foi também pensando nela que o esquema de cores foi escolhido. Dourado, branco e animações digitais amorfas permitem “comunicar uma marca em vez de muitas” e “garantir a preservação a longo prazo e o fortalecimento da posição única da marca”.

Publicidade
Publicidade