Spoiler: veja os primeiros detalhes da CASACOR Rio 2022!

Saiba mais sobre os espaços que começam a ficar prontos da mostra carioca, que acontece de 27 de abril a 26 de junho 2022

Por Redação 20 abr 2022, 10h39
Spoiler CASACOR RIo de Janeiro 2022 Tiago Freire.
Tiago Freire assina a Sala DA Música na CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR

Agora falta muito pouco! Só mais alguns dias e a CASACOR Rio abre novamente as portas da Residência Brando Barbosa, onde está sediada pelo segundo ano consecutivo. Desta vez, o palacete que conquistou cariocas e turistas com seu charme clássico surge diferente, com ambientes muito mais contemporâneos e uma configuração bem original. Sai a ideia de uma casa, entra a de um instituto cultural.

E o que não pode faltar num espaço como esse? Uma Sala DA Música, claro. O ambiente (imagem acima), decorado por Tiago Freire, manteve o piano que pertence à Residência e ganhou muitas obras de arte, inclusive popular. E há ainda mais para se ver por lá, como uma belíssima homenagem ao artista Nelson Leirner, que completaria 90 anos em 2022 – mas esse spoiler fica para a abertura da mostra.

Spoiler CASACOR RIo de Janeiro 2022 Marilene Galindo. À direita, Maurício Nobrega.
Obras de arte serão destaque nesta edição, como mostram os ambientes de Marilene Galindo (à esquerda) e Maurício Nóbrega (à dir.). André Nazareth/CASACOR

A arte, aliás, será um dos grandes destaques desta edição, com trabalhos de grandes nomes em praticamente todos os ambientes. Inovações aparecem até na forma de apresentar, como é o caso do espaço de Gisele Taranto, que expõe suas obras presencialmente, em pleno bambuzal, na forma de realidade aumentada; e também virtualmente, numa galeria criada exclusivamente no Metaverso.

Spoiler CASACOR RIo de Janeiro 2022 Adriana Valle e Patricia Carvalho. À direita, Paula Neder.
Adriana Valle e Patricia Carvalho assinam o Jardim de Inverno (à esq.). Já Paula Neder e Coletivo PN+ projetam o Espaço Prosa. André Nazareth/CASACOR

E, como já é de praxe, tem também muito design nacional. Além de peças icônicas que já estamos acostumados a ver, esta edição trará lançamentos, como os móveis desenhados pela dupla Adriana Valle e Patricia Carvalho, para seu Jardim de Inverno; e, também reedições, como da estante de Bernardo Figueiredo, pelo Arquivo Contemporâneo. A peça é um dos destaques do Espaço Prosa, de Paula Neder e Coletivo PN+.

Spoiler CASACOR RIo de Janeiro 2022 Paola Ribeiro. À direita, Ricardo Melo e Rodrigo Passos.
O verde é aparecerá em diferentes matizes nos ambientes de Paola Ribeiro (à esq.) e Ricardo Melo e Rodrigo Passos (à dir.). André Nazareth/CASACOR

Outra coisa que certamente vai chamar a atenção dos visitantes é a presença do verde. E não só o da natureza, cada vez mais exuberante, dos jardins da casa. A cor aparece em muitos ambientes, nas mais diferentes tonalidades e das formas mais diversas: cobrindo paredes, em objetos e até tapetes. A designer de interiores Paola Ribeiro, por exemplo, cobriu seu Living da Fonte com o tom ciano.

Já na Sala de Reuniões e Galeria Brando Barbosa, de Ric Melo e Rodrigo Passos, ele aparece em algumas das opalinas lindamente expostas sobre a antiga banheira da casa. Uma peça que, dizem, pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II.

Continua após a publicidade

Sobre a CASACOR Rio de Janeiro 2022

 

A CASACOR Rio de Janeiro acontece de 27 de abril a 26 de junho e conta com a participação de 43 equipes de profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Serão 45 espaços montados na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico. Assim como na edição passada, a mostra será híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com tours 3D que ficarão disponíveis aqui mesmo no site.

Serviço CASACOR Rio de Janeiro 2022

 

Data: 27 de abril a 26 de junho

Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Horário: de terça a sexta-feira, das 12h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.

Ingressos disponíveis no site.

Compartilhe essa matéria via:

 

Continua após a publicidade

Publicidade