Continua após publicidade

Singular: Dell Anno homenageia o arquiteto Álvaro Siza em nova campanha

A marca de mobiliário apresenta em 2022 uma abordagem que reforça ainda mais seu DNA de conexão entre arquitetura, arte e moda

Por Redação
12 ago 2022, 12h00
Singular: Dell Anno homenageia o arquiteto Álvaro Siza em nova campanha
(Divulgação/CASACOR)

Foi após um encontro com o arquiteto Álvaro Siza, em Portugal, que o diretor de marketing da Dell Anno, Edson Busin, decidiu homenageá-lo: tanto pela genialidade de seu trabalho quanto pela conexão de seus valores com o posicionamento da marca. A campanha Singular Dell Anno apresenta um resultado que estabelece um paralelo entre a trajetória profissional do ganhador do Pritzker, ao mesmo tempo em que homenageia seu legado de simplicidade e sofisticação arquitetônica.

“Como um artista, Álvaro Siza alcança, com sua arquitetura, o nível das emoções, traço muito característico do expressionismo. Mais do que tentar descrever ou enquadrar sua obra, a compreensão de sua arquitetura pode ser melhor sentida apenas na vivência e experimentação humana dos espaços esculpidos por sua genialidade”, sintetiza Edson Busin.

A inspiração na arte

 

Singular: Dell Anno homenageia o arquiteto Álvaro Siza em nova campanha
(Divulgação/CASACOR)

No escritório de Álvaro, duas gravuras na parede desenhadas por ele à mão de forma despretensiosa trazem uma provocação da relação do homem com a pedra. Nessas artes, ora o homem domina o elemento, ora se deixa dominar por ele, remetendo ao seu próprio processo evolutivo – a pedra foi o elemento que moldou muitos aspectos e momentos da humanidade, influenciando o modo de vida ao longo dos tempos, e é um dos elementos de maior força e presença no trabalho de Siza.

Esse insight foi o fio condutor da campanha Singular Dell Anno, que traz a fala e o olhar pessoal do arquiteto sobre as conexões simples e sistêmicas da arquitetura com o todo. A Évora Mimesis, de tonalidade branca, e Porto Mimesis, de tonalidade cinza, são as duas novas superfícies da cartela que trazem a pedra como solução para o mobiliário. Os produtos estão conectados com a assinatura mais característica do trabalho de Álvaro Siza, que explora amplamente o uso desse material na conexão da arquitetura com a natureza.

Singular Dell Anno

 

Singular: Dell Anno homenageia o arquiteto Álvaro Siza em nova campanha
(Divulgação/CASACOR)

O pano de fundo da campanha Singular Dell Anno é uma obra icônica de Álvaro Siza executada em solo brasileiro: o edifício da fundação Iberê Camargo, na cidade de Porto Alegre. Dentro do espaço, vemos uma cozinha representada em duas peças minimalistas e contemporâneas de mobiliário Dell Anno. Cuidadosamente colocadas, elas dialogam com o entorno de forma leve, com ângulos, materiais e luzes criando uma só linguagem.

De um grande bloco de pedra, emerge a ilha central. É ali onde vemos o produto que materializa a homenagem da marca ao arquiteto: novas frentes de mobiliário com aplicação de pedra. Aqui a inspiração é imediata nas gravuras vistas no escritório de Siza: o grande volume de pedra, como que esculpido pelas mãos do homem, evolui de forma linear e se torna uma bancada, atingindo a condição de mobília. É a representação de uma pedra bruta lapidada na forma de um móvel totalmente contemporâneo, adequado ao nosso tempo.

Singular: Dell Anno homenageia o arquiteto Álvaro Siza em nova campanha
(Divulgação/CASACOR)

A composição é complementada, ainda, por um armário de estrutura metálica e vidro que transborda leveza e evidencia um dos efeitos mais valorizados por Siza: a luz. A narrativa visual da campanha encontra também conexão com os valores da marca Dell Anno ao ampliar a visão sobre a obra do Iberê Camargo. Ali fica nítida a presença marcante do traço de Álvaro Siza, que sempre foi um grande apreciador de esculturas, e imprime em suas obras esse mesmo caráter escultórico, guiado pelo uso abundante de pedra e concreto.

Continua após a publicidade

Além disso, Siza é um obstinado pela relação entre a obra e a natureza. De influência minimalista e modernista, suas obras se caracterizam pelo forte diálogo com o entorno, se inserem no ambiente sem nenhuma imposição, com a leveza de quem se adaptou ao meio, sem a necessidade de dominá-lo, demonstrando uma sensibilidade em relação às técnicas de construção e respeito à natureza do lugar onde estão inseridos.

Álvaro Siza

 

Álvaro Siza Vieira é um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo modernos e um dos mais importantes profissionais na história da arquitetura em Portugal. Próximo de completar 90 anos (89 anos recentemente completados em 25 de junho de 2022), tem sua assinatura centenas de obras de vários lugares do mundo, tendo entregue seu primeiro projeto arquitetônico em 1954, antes mesmo da conclusão de seus estudos na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo quatro casas em Matosinhos, sua cidade-natal.

Arquiteto e professor apaixonado coleciona passagens por instituições como Harvard, Universidade dos Andes, Politécnica de Lausanne e Universidade do Porto. Em 1992 alcançou a premiação máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker.

Continua após a publicidade

Sobre a Dell Anno

 

Marca mais antiga da indústria gaúcha Unicasa Móveis, a Dell Anno é também a marca premium da empresa. Seu posicionamento gira em torno da arquitetura de alto padrão. Suas pesquisas e movimentos de produto buscam inspiração no estilo contemporâneo, minimalista e sofisticado de se viver. Além disso, a marca busca humanizar os ambientes por meio de composições entre madeira, laca, vidro, pedra, e leitura de tecidos, onde moda, arte e decoração convergem em conceitos semelhantes de cores, texturas e formas geométricas.

No seu DNA, a Dell Anno carrega a cultura da alta tecnologia, agregando diferenciais de fábrica e maquinário alemão de ponta, com possibilidade de oferecer variações milimétricas nas medidas de peças e assim adequar os projetos a diferentes particularidades. Voltada a um público exigente em termos de comportamento e estilo, seu posicionamento está estrategicamente identificado com a união entre a moda, as artes, o design e a arquitetura, traduzido no conceito de “vestir a casa”.

Com centenas de opções de acabamentos e acessórios combinados com a mais moderna tecnologia de aplicação, a Dell Anno possui uma ampla gama de soluções personalizadas para todos os ambientes. Na comunicação da marca, vemos o mobiliário Dell Anno de forma moderna e minimalista, refletindo muita leveza, com soluções em linhas retas, ausência de puxadores e amplo uso de recursos de iluminação. Uma ampla diversidade de acessórios, gavetas e possibilidades de composição interna mostram maneiras sofisticadas e práticas.

Continua após a publicidade

A madeira, matéria-prima utilizada nos móveis, é proveniente de florestas renováveis – um forte compromisso de evitar o desmatamento de sistemas nativos. As embalagens dos móveis são 95% feitas com material reciclável e o índice de reaproveitamento da água chega a 100% por meio do tratamento de efluentes e da captação de água da chuva. Os resíduos gerados no processo produtivo – como a serragem, madeira, plástico e papelão – são encaminhados para aproveitamento por outros setores da economia, e os resíduos não- recicláveis são processados por métodos de alta tecnologia, que não agridem o meio ambiente. Recentemente, a empresa recebeu o Certificado de Energia Renovável e Panorama Sustentável, que atesta o uso de fontes de energia renováveis e valida a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Próxima de completar 40 anos em operação no segmento de planejados, a Dell Anno evoluiu como uma marca sólida, totalizando cerca de 80 lojas exclusivas no Brasil e exterior, com um portfólio que contempla os desejos dos consumidores em termos de um viver sofisticado para qualquer parte do mundo.

SINGULAR, DELL ANNO 2022

Conceituação: Edson Busin – Diretor de Marketing Unicasa
Criação: Themática Propaganda e Design e Augusto Custódio Produções
Fotografia: Roberto Majola (Lightbox Estúdio)
Vídeo: Augusto Custódio Produções
Direção: Augusto Custódio
Projeto de Interiores: Giselle Guarda e equipe – Departamento de Arquitetura Unicasa Móveis
Coordenação: Rodrigo Silva e equipe – Departamento de Marketing Unicasa Móveis
Locação: Fundação Iberê Camargo
Agradecimentos especiais: Arq. Álvaro Siza e Arq. Carlos Castanheira

Continua após a publicidade
Publicidade