Continua após publicidade

Sebastião Salgado entra para a Academia de Belas Artes da França

O fotógrafo mineiro é o primeiro brasileiro a assumir uma cadeira na Academia de Belas Artes, em Paris

Por Cristina Bava
6 dez 2017, 17h46

Aos 73 anos, Sebastião Salgado assume, nesta terça-feira (05), um posto na prestigiosa Academia de Belas Artes da França, na cidade de Paris. O premiado fotógrafo é o primeiro brasileiro a receber um lugar na instituição e substituirá Lucien Clergue, fotografo francês, falecido em 2014. Criada há 10 anos, a divisão de fotografia da Academia de Belas Artes da França conta com outros três nomes, além de Salgado: Bruno Barbey, do Marrocos e Jean Gaumy e Yann Arthus-Bertrand, da França.

Político, polêmico, artístico, comprometido… Não faltam definições para descrever o trabalho de Sebastião Salgado, fotógrafo, ex-integrante da renomada agência Magnum, e dono de uma extensa obra de cunho ecológico. Economista de formação, ele assina grandes projetos que tratam de questões globais, são mais de 10 livros, entre eles: Gênesis, Trabalhadores e Êxodos, denunciando, com suas imagens cruas e muitas vezes cruéis, o preço alto que o ser humano paga pelas radicais mudanças econômicas e sociais que vêm promovendo.

Sediado em Paris há quase 50 anos, Sebastião Salgado mantém uma forte relação com o Brasil. A antiga fazenda de seus pais, em Aimorés, MG, transformou-se no Instituto Terra, fundado por ele e  sua esposa, ali eles replantaram mais de dois milhões de árvores.

Continua após a publicidade

 

Publicidade