A organização Artesol lançou a plataforma inédita no dia 27 de março para convidados seletos e imprensa. Conheça você também!
Atualizado em 18 fev 2020, 07:53 - Publicado em 27 mar 2018, 15:47
O bordado em folhas de Clarice Borian.(Reprodução/)
Como preservar o conhecimento e a técnica? Essa é questão que motivou a organização sem fins lucrativos Artesol a criar a primeira plataforma digital no mundo que reúne artesãos, comerciantes e compradores. O objetivo do projeto, lançado nesta terça-feira (27), é criar uma verdadeira rede que, por meio de seus contatos, permita a manutenção e permanência do artesanato como forma de vida.
O artesanato de raiz brasileiro é muito mais do que qualquer coleção de peças. Nele estão contidos traços e elementos culturais riquíssimos, repletos do sincretismo que compõe a chamada “brasilidade”. Porém, como tais técnicas não são formalizadas em documentos, livros ou manuais, corria-se um risco permanente de sua extinção.
O medo de que o conhecimento artesanal se perdesse, à medida que novas gerações não demonstrassem interesse em perpetuá-lo justifica a importância da iniciativa pioneira da Artesol. A rede funciona como um grande banco de dados, com trabalhos, biografias e imagens disponíveis. Além disso, ela é uma forma de colocar os artesãos em contato com o mercado e outros artistas do Brasil, valorizando seu trabalho.