Continua após publicidade

Projeto de iluminação do AQWA Corporate concorre ao Darc Awards

O LD Studio é finalista do Darc Awards pelo projeto de iluminação do AQWA, sede da mostra carioca de 2017

Por A Cor da Casa
Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 12 nov 2018, 14h10

A votação online do prêmio Darc Award foi até o dia 10 de novembro, onde o LD Studio é finalista pelo projeto de iluminação elaborado para o AQWA Corporate, prédio que sediou a CASACOR Rio de Janeiro 2017. A premiação é considerada o Oscar do lighting design internacional, e o LD Studio, pilotado pela Mônica Lobo, já foi vencedor em edições passadas em diversas categorias.

(André Nazareth/CASACOR)

O projeto, chamado Portal AQWA foi uma instalação temporária durante o período da mostra carioca no ano passado, que iluminou a fachada do primeiro edifício desenhado pela Foster+Partners no Brasil. Os proprietários do prédio, a Tishman Speyer, em colaboração com a 3Plus, convidaram o LD Studio para criar uma iluminação noturna, que chamasse atenção para o prédio e que desse vida à fachada.

(Divulgação/CASACOR)

Depois de uma análise profunda do projeto e suas particularidades arquitetônicas, Mônica e sua equipe compreenderam que, por se tratar de um local em um ponto de transição da cidade do Rio – entre o recém renovado Porto Maravilha e o antigo Centro da cidade –, o projeto deveria ser tratado como um portal.

Continua após a publicidade
(Divulgação/CASACOR)

“Se a transparência do prédio foi a chave para criar uma composição de luz, a característica espelhada foi crucial para expressar a necessidade de respeitar a vida existente na cidade,” conta Mônica Lobo. O resultado foi uma fachada colorida, que produzia um rastro de luz até o outro lado da fachada, criando um diálogo com o entorno e adicionando uma sensação de movimento e positividade!

Publicidade