Continua após publicidade

Projeto de Arthur Casas é o 1º do Brasil a conseguir o selo Green Building

O residencial ÍCARO adota o conceito de casas suspensas e a valorização das áreas verdes, em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 18 fev 2020, 07h44 - Publicado em 1 ago 2018, 17h10
(Divulgação/CASACOR)

O arquiteto Arthur Casas é o autor do empreendimento ÍCARO, localizado em Curitiba, o primeiro do Brasil a receber o selo Green Building de sustentabilidade em etapa de projeto. A certificação é conferida a empreendimentos que demonstram liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social em oito categorias: implantação; uso racional da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; requisitos sociais; inovação e projeto e créditos regionais.

O residencial adota o conceito de casas suspensas e a valorização das áreas verdes que ladeiam os edifícios em toda a sua altura, em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo. Entre os destaques do empreendimento, está o conforto térmico dos ambientes, resultado da sinergia entre paredes espessas com isolamento; laje jardim; vidros de alta tecnologia; grande aproveitamento de ventilação natural; iluminação natural quatro vezes maior se comparado a empreendimentos convencionais; geração de energia renovável para as áreas comuns, a partir de painéis fotovoltaicos; e aproveitamento direto de águas pluviais para irrigação e limpeza.

(Divulgação/CASACOR)

O conforto e a presença de elementos naturais se unem ao conceito luxuoso. O ÍCARO propõe um estilo de vida diferenciado a partir de casas suspensas de 315 m², 459 m² e 549 m², coberturas penthouse de 53 5m² a 843 m² e garden duplex com 738 m². Dentro deste conceito, as plantas das unidades são quadradas, com terraços muito grandes, integrados com as áreas internas realçando esta proposição inovadora.

Continua após a publicidade

Seus jardins verticais interagem com residências amplas e bem iluminadas e aumentam o contato com a natureza. O projeto paisagístico é assinado por Renata Tilli. No terreno de 4 mil m², o espaço amplo é a palavra-chave, assim como a incidência de sol nos apartamentos e a privacidade de cada unidade.

O ÍCARO também recebeu o 23º Prêmio Master Imobiliário, na categoria “Profissional – Soluções arquitetônicas”, que contempla a concepção e o desenvolvimento de projetos focados em agregar qualidade ao imóvel e/ou na solução de problemas particulares causados pelo terreno no qual se encontra.

Publicidade