Artboard Created with Sketch.

Primeiro livro de João Armentano reúne seus 18 projetos favoritos

A publicação traz uma seleção com os principais projetos assinados pelo arquiteto, entre os anos 2007 e 2018

 (Fran Parente/CASACOR)

João Armentano soma mais de 30 anos de experiência na concepção e execução de projetos arquitetônicos, de interiores e decoração, nos segmentos residencial, comercial, corporativo e hoteleiro. Para seu primeiro livro, publicado pela Zeta Editora, o arquiteto elegeu casas, apartamentos, casas de campo e o design de interiores do Hotel Unique. São projetos selecionados a dedo que abrangem uma década da trajetória do profissional que coleciona prêmios e participações em mostras de arquitetura e decoração.

 (Marco Tie/CASACOR)

Acostumado a lidar com projetos de grande porte e com o uso de elementos como painéis de vidro, madeira, concreto e mármore, João Armentano gosta de dizer que o luxo não está na dimensão da casa ou na opulência dos materiais, e sim no acolhimento que o espaço proporciona. Para ele, não importa se o ambiente tem apenas 4 m² ou 4 mil m², se ali o morador se sente confortável, isso vale mais do que tudo.

Espaços de linhas e ângulos retos, que fazem referências ao modernismo, por vezes são contrapostos a volumes mais arredondados. Assim como a frieza de algumas superfícies como o metal que sempre dialoga com o toque quente e acolhedor da madeira. O arquiteto constrói todos seus projetos muito próximo aos clientes, há uma busca em constante de entendimento das necessidades do morador por isso o uso recorrente de itens de décor e mobiliário com bagagem afetiva. Armentano acredita que um bom profissional é aquele que funciona quase como um psicanalista do cliente.

 (Ruy Teixeira/CASACOR)

Além da vegetação sempre presente no trabalho do arquiteto, ora nos projetos externos ora internos, as obras de arte também protagonizam algumas das criações de Armentano. Nomes como Tomie Ohtake e Emanoel Araújo aparecem espalhadas por salas que, embora lembrem galerias de arte, são espaços de convivência. “A sala é viva e avessa à monotonia, feita para ser usufruída com familiares e amigos”, finaliza Armentano.

Villa Olivo Todeschini, espaço de João Armentano para a CASACOR São Paulo 2018.

Villa Olivo Todeschini, espaço de João Armentano para a CASACOR São Paulo 2018. (Divulgação/CASACOR)

O livro, que conta com texto de apresentação de Ruy Ohtake e Fátima Ali, traz como destaque da edição a premiada suíte presidencial Oasis do Hotel Unique. Eleita pela publicação Elite Traveler como uma das 100 melhores suítes de hotel do mundo por meio da lista Top 100 Suites, o espaço acaba de receber uma atualização de seus matérias e decor.

Sobrecapa do livro Armentano, da Zeta Editora.

Sobrecapa do livro Armentano, da Zeta Editora. (Divulgação/CASACOR)

Título: João Armentano

Edição e distribuição: Zeta Editora

Projeto Gráfico (capas e miolo): Casa Rex

Páginas: 384

Tiragem: 3 mil exemplares

Preço: R$ 450,00

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.