Primeiro livro de João Armentano reúne seus 18 projetos favoritos

A publicação traz uma seleção com os principais projetos assinados pelo arquiteto, entre os anos 2007 e 2018

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h28 - Publicado em 17 dez 2019, 17h11
Fran Parente/CASACOR

João Armentano soma mais de 30 anos de experiência na concepção e execução de projetos arquitetônicos, de interiores e decoração, nos segmentos residencial, comercial, corporativo e hoteleiro. Para seu primeiro livro, publicado pela Zeta Editora, o arquiteto elegeu casas, apartamentos, casas de campo e o design de interiores do Hotel Unique. São projetos selecionados a dedo que abrangem uma década da trajetória do profissional que coleciona prêmios e participações em mostras de arquitetura e decoração.

Marco Tie/CASACOR

Acostumado a lidar com projetos de grande porte e com o uso de elementos como painéis de vidro, madeira, concreto e mármore, João Armentano gosta de dizer que o luxo não está na dimensão da casa ou na opulência dos materiais, e sim no acolhimento que o espaço proporciona. Para ele, não importa se o ambiente tem apenas 4 m² ou 4 mil m², se ali o morador se sente confortável, isso vale mais do que tudo.

Espaços de linhas e ângulos retos, que fazem referências ao modernismo, por vezes são contrapostos a volumes mais arredondados. Assim como a frieza de algumas superfícies como o metal que sempre dialoga com o toque quente e acolhedor da madeira. O arquiteto constrói todos seus projetos muito próximo aos clientes, há uma busca em constante de entendimento das necessidades do morador por isso o uso recorrente de itens de décor e mobiliário com bagagem afetiva. Armentano acredita que um bom profissional é aquele que funciona quase como um psicanalista do cliente.

Ruy Teixeira/CASACOR

Além da vegetação sempre presente no trabalho do arquiteto, ora nos projetos externos ora internos, as obras de arte também protagonizam algumas das criações de Armentano. Nomes como Tomie Ohtake e Emanoel Araújo aparecem espalhadas por salas que, embora lembrem galerias de arte, são espaços de convivência. “A sala é viva e avessa à monotonia, feita para ser usufruída com familiares e amigos”, finaliza Armentano.

Villa Olivo Todeschini, espaço de João Armentano para a CASACOR São Paulo 2018. Lufe Gomes/CASACOR

O livro, que conta com texto de apresentação de Ruy Ohtake e Fátima Ali, traz como destaque da edição a premiada suíte presidencial Oasis do Hotel Unique. Eleita pela publicação Elite Traveler como uma das 100 melhores suítes de hotel do mundo por meio da lista Top 100 Suites, o espaço acaba de receber uma atualização de seus matérias e decor.

Continua após a publicidade
Sobrecapa do livro Armentano, da Zeta Editora. Divulgação/CASACOR

Título: João Armentano

Edição e distribuição: Zeta Editora

Projeto Gráfico (capas e miolo): Casa Rex

Páginas: 384

Tiragem: 3 mil exemplares

Preço: R$ 450,00

Continua após a publicidade
Publicidade