O lírio-da-paz é o nome popular da espécie Spathiphyllum, uma planta ornamental que ganhou destaque na decoração de ambientes tanto por suas folhas verdes brilhantes e flores brancas contrastantes, como também pela promessa de que pode trazer paz e prosperidade para o lar em que vive.
Outra vantagem que a planta apresenta está em seu potencial purificador. O lírio-da-paz já chegou a ser listado pela NASA como uma das plantas que melhor removem poluentes do ar e promovem bem-estar.
Não faltam razões para cultivar essa espécie, e o melhor de tudo é que poucos cuidados já bastam para garantir a beleza e vitalidade da planta.
Qual o significado do lírio-da-paz?
Lírio - Divulgação / CASACOR
O lírio-da-paz é frequentemente associado à paz, pureza e harmonia, refletindo seu nome popular. Suas flores brancas simbolizam tranquilidade e são frequentemente vistas como um presente de boas-vindas ou de condolências.
Muitas pessoas adotam essa espécie como uma
planta da sorte, capaz de promover prosperidade e alegria para o lar em que habita.
Como cuidar do lírio-da-paz?
lírio da paz - Unsplash / CASACOR
O lírio-da-paz é uma planta de temperaturas amenas e que gosta de rega em momentos estratégicos.
Nada para essa espécie deve estar em excesso. A seguir, separamos as principais recomendações para cultivar.
Iluminação: Essa planta prefere luz indireta e meia sombra, por isso, evite deixá-la em locais onde há luz solar direta intensa, pois pode queimar as folhas.
Rega: Mantenha o solo levemente úmido. Regue quando o topo do solo começar a secar, mas evite encharcar, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
Umidade: O lírio-da-paz prefere ambientes com alta umidade. Pulverize as folhas regularmente ou coloque a planta sobre um prato com pedrinhas e água para aumentar a umidade ao redor dela.
Temperatura: Temperaturas amenas e frias são as mais indicadas para essa espécie, o que a torna uma procura constante na criação de
jardins de inverno ou plantas para decorar durante o outono.
Fertilização: Faça a adubação da planta mensalmente, especialmente durante a primavera e o verão, com um fertilizante líquido diluído.
Podas: Remova regularmente as flores e folhas murchas para incentivar o crescimento.
Porém, atenção!
Apesar de ser uma espécie bonita e que agrega muitas vantagens tanto para o bem-estar como para a decoração do ambiente, o lírio-da-paz pode ser
tóxico para animais de estimação e humanos se ingerido, por isso, é importante mantê-lo fora do alcance de
pets e crianças.
Com os cuidados adequados, o lírio-da-paz pode prosperar por muitos anos, trazendo beleza e um ar de tranquilidade para o lar.