Conheça os jardins que fizeram sucesso nas mostras da CASACOR 2022 por todo o Brasil e América Latina
Atualizado em 15 dez 2022, 16:46 - Publicado em 17 dez 2022, 10:00
Ana Trevisan - Espaços Vivos - Jardim Bem-Te-Vi. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022.(Lio Simas/)
1/0 - Muito Além do Jardim, por Anna Luiza Rothier. CASACOR Rio de Janeiro 2022 /
2/0 - Para o poeta respirar, um jardim com várias tonalidades de verde, muita luminosidade e toda a tranquilidade necessária para sua criação. A vegetação traz espécies de folhagens largas típicas da Mata Atlântica como antúrios de grande porte e aráceas, com seus filodendros e costelas de Adão. Mas, também plantas exóticas e igualmente exuberantes como as palmeiras Leque e Laca. Um jardim sóbrio que envolve o Canto do Poeta reproduzindo, em pequena escala, a mata que se vê no entorno da Residência.
3/0 -
4/0 - Paisagismo Migrante, por Catê Poli. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.
5/0 - Retornar à origem às margens de um lago natural é a proposta de Betty Ibañez da CASACOR Bolívia. Sua criação decorre da ideia de conectar o ser humano com a natureza e preservar a flora e a fauna do entorno. O profissional conseguiu um espelho de água livre de produtos químicos, com peixes se movendo entre a areia e as pedras, proporcionando um refúgio natural. Ele fundiu colunas de plantas com cestas tecidas para contemplação de diferentes escalas. O local é complementado com móveis feitos de tecidos, conseguindo um espaço rústico onde a origem dos materiais é reavaliada.
6/0 - Leandro de Paula - Jardim do Restaurante. O projeto do paisagista Leandro de Paula Araújo é um esfuziante jardim de flores na coloração alaranjado intenso, com duas mil unidades de Sunpatiens (Impatiens hybrida), com pontuações brancas. O espaço também abriga quatro Patas de Elefante (Beaucarnea recurvata), além de Fórmios Verdes (Phormium tenax) e Arecas Bambu (Dypsis lutescens). O paisagista utilizou pedriscos de resíduos de construção e demolição para destacar as espécies e desenhar o paisagismo, que tem como conceito despertar a emoção visual através das cores, em um espaço que prima pela simplicidade e pela poesia.
7/0 - No primeiro andar do bloco principal do antigo hotel que este ano serve de cenário para a CASACOR Bolívia, Carolina Steigleder e Olivia Moreno intervieram em um espaço chamado Terraço Contemporâneo. No entanto, os profissionais cobrem também um espaço interior muito particular: trata-se de uma sala, de 14 m2, destinada a jogar cartas e desfrutar de um bom vinho da adega. Ao chegar ao terraço encontramos um oásis urbano, rodeado por muita vegetação... Um local ideal para descansar, apreciar a vista e tirar fotografias ao ar livre. Os visitantes podem desfrutar de uma excelente vista panorâmica da mostra de arquitetura, design e paisagismo.
8/0 - El Jardín del Edén, por Natalia Murillo- CASACOR Bolívia 2022
9/0 - Praça Externa, por Shoraya Canêdo. Ambiente da CASACOR Goiás 2022.
10/0 - Gabriela Fariña - Bienvenida Floral. Ambiente da CASACOR Peru 2022.
11/0 - Gonzalo Herrera - El Jardín de "Vida".
12/0 - Augusto de Cossio e Giannina Namihas - Patio Terraza Interior.
13/0 - Diana Arce - Jardín Habitado. Ambiente da CASACOR Peru 2022.
14/0 - Garden Lounge, por July Franchesca- CASACOR Paraná 2022 |
15/0 - Wolfgang Schlogel - Sunset Boulevard. A ideia do projeto foi transformar a passarela de entrada do evento em um passeio envolvido por vegetações, som e aromas da natureza. Propomos balanços para, confortavelmente observarmos o indescritível pôr-do-sol.
16/0 - Catê Poli e João Jadão - Praça Paulista Augusta. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
17/0 - Zanardo Paisagismo - Terraço Hélade. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
18/0 - Banco Wired, por Jader Almeida, presente no Jardim assinado por Mônica Costa para a CASACOR São Paulo 2022
19/0 - Mauro Contesini - Ponto Particular. Inspirado no conceito Infinito Particular, o paisagista e engenheiro agrônomo Mauro Contesini criou um espaço repleto de natureza, pensado para o descanso e a contemplação dos visitantes. Como foco de atenção no projeto está a tela do artista plástico e fotógrafo João Di Souza, que representa a vida e traz uma explosão de cores. "O clima intimista do ambiente nos permite fazer uma pausa para refletir sobre o nosso tempo", completa o profissional.
20/0 - Ginkgo Paisagismo - Travessa dos Olhares. CASACOR RS 2022 / Um jardim criado com o objetivo de fazer parar, relaxar e reparar no entorno. Um paisagismo tropical com uma ilha mediterrânea que cria diversos ângulos de contemplação. O projeto abraça toda a fachada da construção centenária, integrando a vegetação existente com novas espécies.
21/0 - Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura - #Esverdeie. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 /
22/0 - Jordânia Barros - Jardim Infinito. Um jardim que trabalha o símbolo do infinito com licença poética, no desenho formado pelas espécies que utiliza. Pensado para caminhar, contemplar e respirar, como uma continuidade de casa. São plantas rústicas, que necessitam de pouca manutenção, com várias texturas e cores, em volumes e alturas variadas, entre palmeiras, guaimbés, dianelas, aspargo pluma, fórmio roxo e cróton.
23/0 - Ana Campos - Jardim da Entrada - "O Jardim secreto de cada um". O jardim é porta de entrada para infinitas experiências. A proposta é, a partir dele, permitir que a conexão com a natureza ative a conexão interna de cada um. Elaborado com plantas nativas, com maciços que conversam com os ambientes que os circundam, ele tem movimento, leveza e, ao mesmo tempo, uma densidade amena, entre cores, formas, volumes e uma variedade de espécies escolhidas para encantar.
24/0 - Kat Flores e Paisagismo - Verde pra si, ver a si. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022.
25/0 - Seu Jardim Paisagismo - Jardim Peugeot. Com uma pegada mais arrojada e de muita personalidade, o jardim traz espécies de presença marcante e que não necessitam de muita manutenção. O fundo feito com plantas de sombra destaca o verde mais forte, enquanto outras nuances da cor, entre elas algumas que se aproximam do azul, estão na vegetação mais pontiaguda e robusta. Uma proposta de impacto que alcança o resultado almejado.
26/0 - Depieri Paisagismo - Praça CASACOR. Cleber Depieri e Gabriel Domingues buscaram promover um diálogo entre o anel externo do estádio e a vegetação do entorno, através de uma composição de arbustos, árvores e palmeiras, permitindo a contemplação do verde em diferentes camadas. Há, também, uma correlação entre a altura das palmeiras e a monumentalidade da Arena. Com 850 m², o projeto busca valorizar os fluxos, criar espaços de convivência e contemplação, além de proporcionar uma sensação de imersão na natureza a partir dos volumes de vegetação tropical. No projeto, a dupla se utilizou de madeira ecológica nos bancos, piso em porcelanato, granitina e concreto (vasos).
27/0 - Marina Pimentel Paisagismo - Jardim Particular. Em meio ao cenário árido do estádio, onde o concreto predomina, o verde da natureza traz paz e aconchego no jardim assinado pela arquiteta e urbanista Marina Pimentel. As pedras naturais que compõem o percurso sinuoso antagonizam com o pergolado metálico. A reconexão com o natural no espaço de 410 m² foi o start para a criação desta praça, cujo paisagismo contemporâneo envolve uma vegetação densa e espécies de grande porte. O toque de nobreza ficou por conta dos móveis selecionados e da iluminação cênica. Um convite à contemplar a infinitude da natureza.
28/0 - Ana Trevisan - Espaços Vivos - Jardim Bem-Te-Vi. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022.
29/0 - Spagnhol Paisagismo - Jardim Tropical. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022.
30/0 - Mônica Costa Paisagismo - Jardim dos Alecrins. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022.
31/0 - Fabrício Pereira - Ver-O-Verde. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
32/0 - Bruno Ary - Praça Infinito Particular. A praça, com seu mobiliário diversificado, favorece o acolhimento e o aconchego de quem passa e deseja descansar e contemplar os espaços sombreados e os pátios abertos. O intuito é resgatar memórias afetivas e ressaltar a conexão com a terra por meio dos tons de vermelho terroso, aderindo às tendências de design biofílico e valorizando materiais de origem, como barro e cerâmica. A escolha das espécies busca uma combinação de plantas tropicais e nativas em diferentes cores e formatos. Um pequeno jardim aquático com uma fonte sutil e elegante representa a presença fundamental da água em qualquer ambiente.
33/0 - Thiago Borges - Ilha da Luz. Neste ambiente contemporâneo, os destaques são o espelho d’água e seus três níveis, definidos com linhas retas, e o lounge ilhado. As pedras estão tanto no revestimento quanto no piso. O trabalho luminotécnico deixa o projeto ainda mais especial, com a iluminação pendendo das árvores e os perfis subaquáticos no espelho d’água. A proposta é transformar o jardim em um ambiente de estar, quase que uma ilha, com a água no nível da vista, e a copa das árvores servindo de cobertura.
34/0 - Joilson Barbosa, Luis Damarant, Tânia e Paula Facchinetti - Portal das Palmeiras. Projeto da CASACOR Bahia 2022
35/0 -
36/0 - Lainy Lemos e George Machado - Jardim Casa. Projeto da CASACOR Sergipe 2022.