Uma mulher de 64 anos, muito segura de si e suas realizações e que há dois anos resolveu valorizar a própria identidade, parando de pintar os cabelos e deixando de temer o envelhecimento. Este é o perfil da moradora que inspirou o arquiteto Ricardo Abreu a conceber a Casa Coral para a CASACOR São Paulo 2023. Patrocinadora e tinta oficial do evento pelo oitavo ano, a Coral inovou mais uma vez e, junto com Ricardo, trouxe à luz uma reflexão importante dos tempos atuais, que combate o etarismo e coloca a mulher como protagonista de sua vida. Além de inspirar o visitante, o projeto valoriza a pluralidade de estilos e personalidades de cada indivíduo, em sintonia com o tema da CASACOR deste ano, "Corpo & Morada".
Em um ambiente de formas e cores impactantes, com vários tons de rosa aliados a uma arquitetura lúdica e contemporânea, o visitante entra em um universo particular, que é uma ode à coragem de se arriscar no uso das cores e em projetos que valorizem a individualidade. “A Coral é reconhecida por celebrar o uso das cores, toda a energia e as sensações que as cercam. Neste projeto, não poderia ser diferente. Provocamos as pessoas a saírem da pasteurização da decoração e fugirem das convenções, deixando que seu lar também seja uma expressão de quem elas são por dentro. Afinal, a sua casa pode ser o que você quiser”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel Latam, fabricante da Coral.
As paredes revelam camadas em diversos tons de rosa, que retratam as fases da vida da moradora idealizada para este projeto - André Mortatti / CASACOR
O arquiteto dividiu os 225 m² de área da Casa Coral em dois espaços: um social, com sala e cozinha integradas, e um íntimo, que inclui quarto, camarim e banheiro. Mas, apesar da divisão, a circulação é fluida, assim como o desenho da arquitetura, que tem como principal característica cinco camadas de parede — uma metáfora das fases da vida da moradora. São as múltiplas nuances de uma mulher moderna e intensa, que sempre gostou do universo lúdico das bonecas, não é adepta às convenções sociais e que se libertou de qualquer preconceito etarista. "Minha parceria com a Coral surge da escolha de uma paleta incomum e ousada na decoração, centrada no rosa. Acompanhada desse desafio, surge a necessidade de reunir a ampla gama de cores em todos os cantos, simbolizando a esperança e a vanguarda feminina, na qual a liberdade de pintar as paredes de sua casa com a cor que desejar é uma afirmação de individualidade e autenticidade”, afirma Ricardo Abreu.Cora é o nome da personagem da campanha digital da Coral, produzida pela agência VMLY&R - Diego Mello / CASACOR
O desenho do projeto foi inspirado nas casas de bonecas, mas com um ar futurista. Duas grandes elipses, na cor Vermelho Terra, conectam os ambientes, criando aberturas que se transformam em portas e janelas. Recortes orgânicos revelam as camadas nas paredes com um degradê rosado. Entre as cores do catálogo da Coral que compõem a paleta, estão Tarde em Veneza, Sapatilha, Flores Empoeiradas e Vermelho Blefe. “O nosso desafio é que as pessoas levem cores para as paredes e que façam das casas protagonistas e reflexo da personalidade delas”, afirma Priscila Perez, especialista em Cores para Tintas Decorativas da AkzoNobel.Na decoração, destacam-se os tapetes da coleção Tapetes Urbanos, assinada pelo escritório Ricardo Abreu Arquitetos para a By Kamy. As peças retratam lugares emblemáticos de São Paulo, que foram temas de projetos paisagísticos para reintroduzir o verde na cidade. Três modelos estão presentes nos ambientes: Paraisópolis na sala, Tietê no lounge e Nova Augusta no quarto. Já para o mobiliário, o arquiteto selecionou peças de linhas orgânicas, que dialogam com a arquitetura, revestidas por uma cerâmica esmaltada brilhante, resgatando a estética do plástico usado nas casas de bonecas. Para completar, Ricardo buscou artistas e obras de arte que refletem a conexão da moradora com o universo do design e da moda.A ideia da campanha digital foi retratar pessoas reais fazendo atividades cotidianas em ambientes da CASACOR - Diego Mello / CASACOR
Com o objetivo de comemorar o sucesso da Coral na CASACOR São Paulo, a marca realizou uma campanha digital, desenvolvida pela agência VMLY&R, que produziu ensaios fotográficos em alguns ambientes de destaque, sendo a Casa Coral o principal deles. A ideia foi colocar pessoas reais para vivenciar ações do cotidiano em uma mostra de decoração. “A campanha direciona o público para a página da Coral na plataforma Pinterest, a maior comunidade de inspiração da internet, na qual a imaginação do nosso público encontra uma marca premium que transcende os espaços para as pessoas viverem suas inspirações e suas cores”, explica Zaponi. Para a Casa Coral, especialmente, foi escolhida uma mulher na faixa de 60 anos cheia de histórias e experiências. A personagem recebeu o nome de Cora e foi fotografada praticando yoga, tomando um vinho e penteando os cabelos. A fim de facilitar a comunicação com o público, os nomes das cores usadas nos ambientes são destacados em boxes. As imagens e vídeos da campanha podem ser vistos no Instagram, Facebook, YouTube e Pinterest da marca.