A cozinha hoje não é só um local para cozinhar. É também um espaço para receber e conviver. Confira as cozinhas da mostra paulista e escolha a melhor!
Atualizado em 18 fev 2020, 07:48 - Publicado em 20 jun 2018, 17:40
(Divulgação/)
01/15 - <span>Triart Arquitetura - Cozinha Matriz. A estética rústica e desgastada da construção original foi ressignificada, produzindo uma atmosfera criativa e convidativa. O mobiliário é eclético e explora a madeira e os tons de verde. Nas escadarias, o color block valoriza as formas e destaca a escultura em formato de árvore, do artista cubano Jorge Mayet. </span> (Divulgação)
02/15 - <span>Paola Ribeiro - Casa Terra. Duas grandes árvores que se encontravam no terreno foram integradas ao espaço. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para a ambientação em tons naturais e amadeirados. O projeto luminotécnico é de Maneco Quinderé, e o mobiliário reúne peças de Jader Almeida e Gustavo Bittencourt, entre outros. Destaque para a bancada que mescla pedra e marcenaria.</span> (Divulgação)
03/15 - <span>Nildo José - Loft Ninho. Neste refúgio com 80 m², áreas com funções distintas estão integradas. O desenho arquitetônico segue e valoriza a estética do Jockey, com uma estrutura que não interfere nos elementos originais. O desenho é sublinhado pela iluminação com fitas de LED. Peças com assinatura de Jean Prouvé e Oscar Niemeyer estão entre os poucos e bons itens que compõem o mobiliário.</span> (Divulgação)
04/15 - <span>Jóia Bergamo - Casa do Escritor. Com 70 m², traz como referência projetos como a Glass House, de Philip Johnson. Não por acaso, boa parte dos fechamentos é em vidro e a estrutura, em Steel Frame. O sistema construtivo com perfis de aço galvanizado e placas cimentícias propicia uma obra rápida e limpa, sem tijolos ou cimento. No mobiliário, prevalecem peças de design com assinatura de Reinaldo Lourenço, Ronald Sasson, Paulo Sartori e Antonio Bonet.</span> (Rafael Renzo)
05/15 - <span>Triplex Arquitetura - Casa Raízes. Nesta homenagem às mulheres, um local para refletir, se reconectar com a natureza e renovar as forças. Painéis pivotantes em madeira e palha garantem a entrada de luz e ar fresco, além de revelar aos poucos o ambiente. O teto foi revestido com uma trama de fibras naturais. No décor, cores neutras trazem unidade visual entre móveis, revestimentos e obras de arte. </span> (Divulgação)
06/15 - <span>Flavia Ranieri - Estúdio da Longevidade. A profissional comanda o escritório Grou, especializado em arquitetura para idosos. Com este embasamento, desenvolveu este apartamento de 45 m², com soluções em favor da segurança e do conforto, como desligamento automático do fogão. Para um clima de descanso, cores suaves como o menta e o rosé, plantas e lembranças de família. </span> (Divulgação)
07/15 - <span>João Armentano - Villa Olivo Todeschini. Luminosidade natural e ventilação abundantes atravessam o espaço de 320 m², favorecidas pelos grandes caixilhos de vidro pivotante. No mobiliário, poltronas e cadeiras quebram a formalidade, com um layout solto e diversos estilos e tempos em diálogo.</span> (Divulgação)
08/15 - <span>Roberto Migotto - Le Riad Bontempo. Riad é um tipo de construção do Marrocos, voltada a um pátio com jardim interno. Nesta releitura contemporânea, a casa de 400 m² se abre para o jardim de 200 m². Os móveis fixos enaltecem as linhas retas e a praticidade. O grande painel de madeira entalhada é assinado com o sócio Ricardo Minelli.</span> (Divulgação)
09/15 - <span>Michel Safatle - Loft Eu + Tu + Elas. Iluminação, tons terrosos e azuis e diversos objetos compõem um décor que favorece a intimidade e a convivência. Além disso, a premissa do loft de 125 m² é a integração. Os ambientes se conectam, mantendo reservados apenas a sala de banho e o closet, em um único anexo isolado por paredes. </span> (Divulgação)
10/15 - <span>Suite Arquitetos - Casa da Árvore Renault. O imenso flamboyant com costelas-de-adão na base rouba a cena. Sem barreiras físicas entre o living e o jardim, a integração com o verde é acentuada. Para prolongar o contato com o natural, foram eleitos tons terrosos nos revestimentos e nos móveis. Para finalizar, biombo em madeira, uma parede em mármore e a ilha gourmet em pedra. Daniela Frugiuele assina o projeto com Filipe Troncon e Carolina Mauro.</span> (Ricardo Bassetti)
11/15 - <span>Moacir Schimitt Jr. e Salvio Moraes Jr. - CASA_DEZESSEIS. Contemporâneo, sem barreiras e com muita luz natural. Nesta residência completa, de 160 m², as circulações são amplas e os materiais imprimem o conforto desejado. As cores são sóbrias e tranquilas, com um certo frescor. Peças da linha de mobiliário autoral, criada em parceria com Bruno Faucz, marcam presença.</span> (Divulgação)
12/15 - <span>Gustavo Paschoalim - Lounge Sensações™. A cozinha gourmet é integrada ao amplo living, totalizando 92 m². Com a pegada dos lofts americanos, utiliza piso de demolição de bambu, iluminação em trilhos aparentes e tijolos ingleses nas paredes. A decoração é exposta nas estantes e inclui objetos dos séculos 18 e 19. O estilo prático se confirma na mesa extensa e multifuncional. Para suavizar, estofados azuis. </span> (Divulgação)
13/15 - <span>Loft “Alguma coisa acontece no meu coração” - Marcelo Salum. Neste loft de 60 m², a paisagem paulistana é sugerida nas paredes, que intercalam cinza e verde. Plantas exuberantes contracenam com o mobiliário de linhas simples. Nos tecidos, foram bordados trechos de canções de Chico Buarque e Caetano Veloso.</span> (Divulgação)
14/15 - <span>Casa Neshamah - Gustavo Neves. “Neshamah” é a palavra hebraica para “Sopro da Vida”. E a casa funciona aqui como um organismo vivo, com um esqueleto em estuque artesanal. A iluminação ressalta as nuances do material e cria uma atmosfera introspectiva nestes 200 m².</span> (Reprodução)
15/15 - <span>Arthur Casas - SysHaus. O sistema modular SysHaus tem seu pré-lançamento na CASACOR 2018. Com ele, foi possível erguer a casa de alto padrão em menos de um mês, sem</span><span> resíduos ou uso de água. Generosas aberturas permitem que ela seja atravessada pela ventilação e luz naturais. Na cozinha, a marcenaria em tons claros acabada com metal se destaca.</span> (Divulgação)