CASACOR
Decoração

Formas orgânicas: veja como os profissionais da CASACOR usam a tendência!

Na arquitetura de interiores, mobiliário ou em acessórios de decoração, as curvas trazem leveza e fluidez aos ambientes

Por Nádia Simonelli

Atualizado em 05 ago 2024, 17:59 - Publicado em 02 ago 2024, 08:00

Mais de 10 min de leitura
Confira uma seleção de projetos da CASACOR onde as formas orgânicas são destaque

Confira uma seleção de projetos da CASACOR onde as formas orgânicas são destaque(divulgação/)

A rigidez das linhas e ângulos retos, que figurou como tendência no design e refletiu a estética contemporânea durante as últimas décadas, deu lugar às formas fluidas mais recentemente. Isso porque as curvas ajudam a criar um visual elegante, leve e, por consequência, mais relaxante — característica fundamental em tempos onde a casa se tornou refúgio. É possível observar o sucesso dessa tendência nos projetos da CASACOR 2024. Arquitetos e designers de interiores usaram a criatividade na hora de combinar o design da arquitetura de interiores, mobiliário e acessórios. Confira logo abaixo!

Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró

Marcelo Alvarenga, Juliana Figueiró - Suíte do Amor. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. Com sensualidade, reforçada pelas paredes curvas, e pitadas sugestivas, o projeto do escritório Play Arquitetura e Design explora várias possibilidades para instigar as relações amorosas na CASACOR Minas Gerais. Da cama gigante às peças que inspiram fetiches, passando pela textura de veludo e luzes, tudo evoca a uma atmosfera provocadora.

Ana Weege

Ana Weege - Estúdio Âmago. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Colunas cilíndricas de palha de taboa foram o destaque do Estúdio Âmago, projetado por Ana Weege na CASACOR São Paulo. As formas arredondadas seguem também nas paredes revestidas de fibra de coco e no design do mobiliário. O living com copa tem como proposta transcender o tempo e mergulhar no presente, convidando os observadores a refletir sobre a herança que deixaremos para as próximas gerações

Agnes Picolotto

Agnes Picolotto – Arquitetura e Interiores - Terroir. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. Assinado por Agnes Picolotto na CASACOR Santa Catarina | Itapema, o ambiente Terroir tem como proposta ser a área gourmet da casa de um viticultor, onde a simplicidade, que é representada pelos materiais naturais, tornam o ambiente acolhedor e cheio de personalidade. No piso, o tapete de linhas orgânica deixa a atmosfera ainda mais aconchegante.

Janaina Araujo

Janaina Araujo - Living Fragmentos. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. Curvas suaves, presentes no tapete e no mobiliário, delineiam o espaço projetado pela arquiteta Janaina Araujo na CASACOR Minas Gerais. Repare como a mesa dialoga visualmente com o sofá. Com galeria, adega, estar e lareira, o espaço valoriza o design e a arte mineira, além de exibir acabamentos rústicos e naturais como base. Concebido um refúgio de serenidade é também lugar de contemplação.

SALA2 Arquitetura

SALA2 Arquitetura - Casa Urucum. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Um sofá modular e curvo permeia um dos cantos da Casa Urucum, projeto do escritório SALA2 Arquitetura na CASACOR São Paulo. A peça se conecta visualmente com a abóbada, que remete a uma oca e garante uma atmosfera aconchegante ao espaço. A arquiteta Vanessa Martins Miranda e seu sócio, Eduardo Miranda, buscaram na arquitetura vernacular uma maneira de honrar a herança indígena do Brasil.

Maria Alice Crippa e Gustavo Assis

Maria Alice Crippa e Gustavo Assis - Morada Mar. Projeto da CASACOR Paraná 2024. Maria Alice Crippa e Gustavo Assis assinam uma casa de praia que prima pela simplicidade na CASACOR Paraná. A ambientação prioriza poucos elementos e destacam-se os revestimentos e objetos feitos de matérias-primas naturais, a exemplo do jogo de luminárias pendentes arredondadas no espaço gourmet.

Ana Luiza Araujo e Bruna Araujo

Ana Luiza Araujo e Bruna Araujo (A+B Arquitetura) - Living Bar. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024. Ana Luiza Araujo e Bruna Araujo, do escritório A+B Arquitetura, apostaram no encontro das formas simples com a complexidade da natureza ao criar um projeto que explora a força dos materiais na CASACOR Minas Gerais. A parede revestida com pedras em um recorte charmoso encontra o sofá curvo de cor clara, que parece abraçar o ambiente.

Adriana Farias

Adriana Farias - Hutukara. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Ao observar o banheiro projetado pela designer de interiores Adriana Farias na CASACOR São Paulo é impossível não fixar o olhar na curiosa pia de quartzito que reproduz as cores da vitória-régia, espécie que nasce e floresce nas águas do Rio Negro, no Amazonas. Afinal, o objetivo da profissional foi criar a sensação de estar dentro da floresta. O teto curvo em tons de marrom, verde e azul simboliza a copa das árvores e as paredes no padrão da madeira jatobá remetem aos troncos. Os espelhos em formas orgânicas completam o ambiente.

Nildo José

NJ+ | Nildo José - Casa LG. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. NJ+ | Nildo José - Casa LG. Caules de bambu partidos ao meio serviram de mote para a aparência do volume sinuoso de MDF usinado que perpassa os 340 m² da Casa LG. Os indígenas guaranis emprestaram seus saberes, que giram em torno dos termos Ñe’é (alma) e Mbya (o princípio da pessoa), para que o arquiteto interpretasse o tema De Presente, o Agora. “Criamos uma casa em homenagem à alma, onde é possível respirar calma, positividade, delicadeza e minimalismo”, afirma. Junto da paleta leve entre neutros e rosados, o verde exuberante ganha peso, assim como as obras de arte feitas por representantes de povos originários. A curadoria é de Mirtes Marins de Oliveira. “Criamos uma casa em homenagem à alma, onde é possível respirar calma, positividade, delicadeza e minimalismo”, afirma o arquiteto Nildo José sobre seu projeto na CASACOR São Paulo. No living, repare como o sofá curvo delimita o layout, no limite da borda do tapete oval. A poltrona e a lareira de formas arredondadas complementam a decoração, que tem como base uma paleta de tons neutros e rosados.

Expedito Bezerra e Lucas Panobianco

Expedito Bezerra e Lucas Panobianco - Janela do Agora. Projeto da CASACOR Goiás 2024. Os arquitetos Expedito Bezerra e Lucas Panobianco desenharam um living que sintetiza o passado e o futuro por meio de uma arquitetura atemporal na CASACOR Goiás. A janela com traços sinuosos emoldura as constantes mudanças e nos presenteia com a luz que se derrama sob o ambiente, fazendo um convite ao aconchego e o agora. Para complementar, as mesas de centro de vidro, a poltrona e o sofá — todos de formas arredondadas — criam uma composição charmosa, que recebe os visitantes com aconchego.

Mandril Arquitetura

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Os sócios Bruno Reis e Helena Kallas, do Mandril Arquitetura, propõem uma cozinha e sala de almoço para encontros em família. Por isso, a mesa de formas arredondadas é generosa e foi embutida na bancada. O traçado orgânico segue também na coifa e luminária, trazendo um toque elegante ao décor. Outro detalhe interessante neste projeto é que os arquitetos também desenharam os azulejos artesanais que compõem o tampo da mesa e empregam um pigmento azul 100% natural.