CASACOR
Notícias, Design

Design e estilo de vida se unem nos lançamentos da Maison & Objet 2018

Dos dias 7 a 11 de setembro de 2018, Paris recebe mais de 3.000 marcas e profissionais de design do mundo todo para a Maison & Objet

Por Ana Carolina Harada

Atualizado em 18 fev 2020, 07:43 - Publicado em 10 set 2018, 18:13

03 min de leitura

(Reprodução/)

Modernidade do design brasileiro de 1950 a 1980'

01/13 - Modernidade do design brasileiro de 1950 a 1980' na Galerie Chastel-Maréchal – vinte e uma peças, assinadas por sete grandes nomes do design moderno brasileiro, foram reunidas pela galerista Aline Chastel para serem expostas em Paris em um vibrante cenário pintado por Vincent Darre. (Reprodução)

Artek-Rivi-Bouroullecs-maison-et-objet-2017-Yellowtrace-01

02/13 - Artek – a marca aceitou o desafio de trabalhar em um espaço compacto para apresentar seus produtos. Na edição de setembro de Maison & Objet, ela apresenta versões das luminárias Golden Bell e Beehive Black, criadas por Alvar Aalto e o tecido Rivi, assinado por por Ronan & Erwan Bouroullec. (Reprodução)

skelton12_akihiro_yoshida

03/13 - Nendo – O objetivo da coleção Skeleton (esqueleto) é reduzir ao máximo a quantidade de material de garfos, facas e talheres sem comprometer sua estética ou funcionalidade. O resultado são peças vazadas, com contornos similares a imagens de raio-x que serão apresentadas na feira. (Divulgação)

muranti

04/13 - A Muranti busca encontrar um equilíbrio em seu mobiliário. A marca possui duas coleções, uma inspirada pela forma artesanal de encontrar pedras e metais preciosos e outra inspirada nas cores espetaculares e únicas desses mesmos metais e gemas. (Reprodução)

xisto

05/13 - Rug Society – Juntamente com a Covet House, a marca apresentará seus tapetes em Paris e também em Londres em parceria com a marca Boca do Lobo. Uma das peças em exposição é o tapete Xisto, inspirado na textura das pedras e minerais. (Divulgação)

coralla-mot18

06/13 - Coralla Maiuri – As cerâmicas e porcelanas da italiana Coralla Maiuri são delicadas e cheias de detalhes. As cores e temas são nostálgicos e fantásticos e têm as mais diversas inspirações: de música clássica a pinturas barrocas. (Divulgação)

case-mot18

07/13 - Case – As novas peças da marca são caracterizadas por serem leves e de linhas retas, perfeitas para áreas externas. As criações contam com bancos, mesas e sofás, construídos a partir de alumínio, resistente às intempéries e anti-ferrugem, tornando-se um mobiliário de baixa manutenção durável. (Divulgação)

nardi

08/13 - Nardi – a marca italiana apresenta a linha de sofás modulares Komodo, inspirada em ramos de árvores. O sistema permite que o usuário crie sua própria trama botânica combinando as peças. Os assentos e os encostos são rotacionáveis, permitindo entrelaçados. (Reprodução)

'Beyrough' na Galeria S. Bensimon Silvio Macchi

09/13 - 'Beyrough' na Galeria S. Bensimon – a criatividade do design libanês é celebrada com uma mostra que reúne peças de nomes como de David/Nicolas, Hala Matta e Marc Baroud. (Reprodução)

vitra eams radio

10/13 - Vitra – mais de 70 anos após sua criação, a Vitra traz uma edição limitada de 999 unidades do Eames Radio, criado por Charles & Ray Eames em 1946. Também será apresentada uma versão da Eames House Bird em nogueira com acabamento em laca. (Reprodução)

vitra tool

11/13 - Vitra – a Toolbox (caixa de ferramentas) é uma criação de Arik Levy projetada para abrigar e organizar os mais diversos objetos. A Vitra reedita a peça em novas cores para a Maison & Objet. (Reprodução)

vitra resting

12/13 - Vitra – a Resting Animals, assinada pela dupla de designers Front, é uma coleção figurativa fruto de uma pesquisa sobre a conexão entre humanos e objetos. A maioria dos entrevistados considerou as figuras de animais como os mais significativos objetos em suas vidas. (Reprodução)

vitra isamu

13/13 - Vitra – na década de 1950 o artista Isamu Noguchi criou as esculturas Akari Light, feitas com técnicas tradicionais e utilizando papel como material. Três novos modelos foram adicionados à linha. Cada luminária é produzida artesanalmente em uma oficina em Ozeki. (Reprodução)

Entre os dias 7 e 11 de setembro, Paris recebe a Maison & Objet. Com mais de 3.000 expositores, a feira concentra as maiores marcas e profissionais do design internacional. Para a segunda edição do ano, o espaço foi organizado em polos e setores coloridos, permitindo um percurso mais fluido para os visitantes.

Dois hubs dividem a feira: o MAISON explora 4 universos diferentes onde se pode encontrar as melhores soluções de decoração e interiores para casas organizadas por estilos. Já no OBJET, sete setores com os melhores objetos e acessórios decorativos são organizados por família de produtos. https://www.facebook.com/maisonobjetparis/videos/248424942481502/

O designer homenageado da edição é o belga Ramy Fischler. Formado pela ENSCI-Les Ateliers, em Paris, o jovem profissional fundou seu próprio estúdio – o RF Studio – em 2011. Fischler possui uma abordagem muito distinta do design e seus trabalhos possuem uma forte conexão com a dramaturgia: atualmente, ele é o cenógrafo da L’Opéra Comique e criou o set de Hamlet para a temporada da peça.

Segundo o anúncio da Maison & Objet, “em vez de se concentrar nos aspectos formais do espaço ou do design de produto, Ramy Fischler prefere questionar o valor da função: antecipar os comportamentos do amanhã, definir a razão e o uso de cada projeto e visualizar o ambiente em que uma peça seria eficaz. Esses são os preliminares passos em seu processo criativo”.

Serviço Maison & Objet set2018