Conheça os ambientes premiados da edição que celebra os 30 anos da mostra em Brasília
Atualizado em 28 out 2022, 15:20 - Publicado em 28 out 2022, 12:30
Vencedores do Prêmio Correio Braziliense / CASACOR Brasília posam com troféu desenvolvido pelo artista Marcus Camargo.(Minervino Junior/)
Em sua 5ª edição, o Prêmio Correio Braziliense / CASACOR Brasília visa reconhecer e divulgar os melhores projetos de decoração, de design e de paisagismo realizados na mostra, que nesta 30ª edição reuniu 52 ambientes na Arena BRB Mané Garrincha. Além de destacar a criatividade e a inovação dos profissionais dessas áreas, a parceria tem ainda como objetivo prestigiar os talentos e incentivar os principais destaques e inovações do segmento.
Sempre aguardado pelos profissionais do elenco CASACOR, o prêmio elegeu na quinta-feira, 27 de outubro, em noite para convidados, os projetos vencedores em nove categorias e outras cinco menções honrosas, sendo que quatro categorias foram escolhidas através de voto popular. As demais foram definidas por uma comissão julgadora composta por arquitetos, jornalistas e profissionais de marketing.
Os autores dos projetos premiados receberam o troféu criado exclusivamente para esta edição pelo artista brasiliense Marcus Camargo.
Um júri composto por Angela Borsoi, Cristina Bava, Eduardo Sainz, Natanry Osório, Paulo Henrique Paranhos, Pedro Ariel Santana e Sibele Negromonte elegeu os melhores ambientes nas categorias Projeto Mais Original, Projeto Mais Ousado, Melhor Uso Comercial, Melhor Projeto de Uso Público, Melhor Projeto e Menção Honrosa. Já na votação realizada pelo site do Correio Braziliense, mais de 2 mil internautas escolheram os seus ambientes preferidos nas categorias Sonho de Sala, Sonho de Cozinha, Sonho de Quarto e Sonho de Banheiro.
1/0 - Leo Romano - Clube Coral. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
2/0 - O ambiente projetado pelo arquiteto Miguel Gustavo foi inspirado em temas étnicos com ideia sensorial, onde o visitante terá impacto ao entrar no espaço devido aos materiais naturais utilizados. Madeira e pedra predominam no espaço, junto com a utilização de cores quentes e iluminação impactante. Com 130m², o projeto conta com uma bancada de dormentes vindos de Minas Gerais e biribas suspensas dividindo o espaço, e um espelho d'água com cubas amontoadas que formam uma escultura.
3/0 - Hélio Albuquerque - Particu-LAR e Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
4/0 - O ambiente de 115 m², assinado por Ney Lima e Walléria Teixeira, homenageia Carlos Alberto Oliveira, pioneiro do mobiliário com design brasileiro na capital. Quatro colunas de concreto do estádio foram inseridas no projeto como elementos de equilíbrio e integração dos ambientes de estar, jantar e bar. No mobiliário, a cadeira Hill, o sofá Met, de Jader Almeida e a Poltrona N, de Zanine Caldas. Entre as obras de arte, trabalho de artistas como Eduardo Sued, Isaura Pena e Liliane Dardot.
5/0 - Eduardo Brito - Sala de Banho. Inspirado nos banhos turcos e marroquinos e na arquitetura pré-modernista finlandesa, o arquiteto Eduardo Brito criou uma sala de banho coletivo de 56m². Sua referência foi a piscina do hotel Lutetia, em Saint Germain, em Paris. A ideia foi criar um ambiente onde o público pudesse compartilhar o momento íntimo, uma subversão da ideia de banho como atividade particular. Com contraste entre o claro e escuro, no espaço destacam-se a automação para gerar ambientação luminotécnica e sonora do ambiente, a Poltrona Loop Chair desenhada por Willy Guhl e objetos.
6/0 - Denise Zuba Arquitetos Associados - Bem aqui, logo ali... Espaço Finitura. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
7/0 - Depieri Paisagismo - Praça CASACOR. Cleber Depieri e Gabriel Domingues buscaram promover um diálogo entre o anel externo do estádio e a vegetação do entorno, através de uma composição de arbustos, árvores e palmeiras, permitindo a contemplação do verde em diferentes camadas. Há, também, uma correlação entre a altura das palmeiras e a monumentalidade da Arena. Com 850 m², o projeto busca valorizar os fluxos, criar espaços de convivência e contemplação, além de proporcionar uma sensação de imersão na natureza a partir dos volumes de vegetação tropical. No projeto, a dupla se utilizou de madeira ecológica nos bancos, piso em porcelanato, granitina e concreto (vasos).
8/0 - Zardo Arquitetura e Interiores - Mi Casa, Su Casa. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
9/0 - Angela Castilho Arquitetura Interiores - Calmari. Projeto da CASACOR Brasília 2022 /
10/0 -
1/0 -
2/0 -
3/0 - Ana Paula Onzi - Suíte de Hotel/Suíte 11. As experiências em hotéis pelo mundo foram a inspiração do escritório ONZI.ARQ de Ana Paula Onzi para criar o ambiente de estreia na mostra. Com 45 m², a arquiteta investiu em texturas para trazer a sofisticação, que vão desde as das paredes e teto, passando pelo tecido da cama e também na bancada do banheiro, especialmente desenvolvida para o projeto da CASACOR Brasília. Destacam-se as luminárias assinadas pelo designer Waldir Junior, como o pendente suspenso, espelho e poltrona de design. Compõem ainda o projeto, quadro de 150x150cm de M. Cavalcanti.